Aneel mantém bandeira verde para abril e dispensa taxa extra na conta de luz | Vero Notícias Aneel mantém bandeira verde para abril e dispensa taxa extra na conta de luz
pesquisa
 | 
menu

Aneel mantém bandeira verde para abril e dispensa taxa extra na conta de luz

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou, nesta sexta-feira (28), a bandeira verde para o mês de abril, o que significa que a conta de luz continuará sem taxa extra. A decisão é tomada devido à estabilidade na geração de energia, que seguem com níveis de produção favoráveis.

Segundo a agência, “apesar da transição entre o período chuvoso e o seco, a geração hidrelétrica permanece estável, evitando a necessidade de acionar usinas termelétricas mais caras”. A bandeira verde é um indicativo de que a situação do setor elétrico não requer custos adicionais.

Em 2024, as bandeiras vermelha e amarela foram acionadas em função da estiagem, resultando em tarifas extras entre julho e novembro. Desde dezembro, a bandeira verde tem sido mantida.

notícias relacionadas

Brasil prioriza crise comercial e combate às mudanças climáticas no BRICS

Foto: Divulgação

A presidência brasileira do BRICS abordará, entre 28 e 29 de abril, a crise comercial e a pressão sobre países ricos para aumentarem investimentos em fundos climáticos. A reunião no Rio de Janeiro reunirá os chanceleres dos 11 países do bloco, incluindo membros como África do Sul, Brasil, China e Índia.

Entre os tópicos, está a defesa do comércio multilateral e críticas às medidas unilaterais, como as tarifas do governo dos EUA. O Brasil também propõe a criação de um fundo para combater as mudanças climáticas.

São Paulo registra abertura de 513 mil novas empresas e 831 mil MEIs em 2024-2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De março de 2024 a fevereiro de 2025, o Estado de São Paulo abriu 513.345 novas empresas, com destaque para o setor de serviços, que respondeu por 69,2% do total. O comércio ficou em 2º lugar, com 105.661 novas empresas.

As regiões mais dinâmicas foram a Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Governo de SP projeta 9.000 empregos com construção de túnel imerso

foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Governo de São Paulo estima a criação de 9.000 empregos diretos e indiretos com o Túnel Imerso Santos-Guarujá, projeto inovador no Brasil. A obra terá investimento de R$ 6 bilhões, sendo viabilizada por meio de uma PPP com concessão de 30 anos.

O túnel, com 1,5 km de extensão e 870 metros submersos, contará com 3 faixas por sentido e será compatível com o transporte público e veículos leves. A futura concessionária também será responsável pela operação e manutenção do ativo.

Dia do Trabalhador Doméstico destaca dados sobre formalização do setor

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No Dia do Trabalhador Doméstico, comemorado neste domingo (27), o Dieese revelou que apenas 24,4% dos trabalhadores domésticos tinham carteira assinada em 2024. O setor de cuidados pessoais a domicílio apresentou a menor taxa de formalização, com 21% de trabalhadores registrados.

Além disso, o estudo apontou que 34,8% dos trabalhadores dessa área contribuíam para a Previdência Social, índice abaixo da média nacional. A maioria, 45,4%, atuava como diarista e 54,6% como mensalista.

Acciona testa combustível renovável na Linha 6-Laranja do metrô em SP

Foto: Celso Silva/Governo de SP

A Acciona iniciou testes com o combustível renovável HVO na frota que transporta anéis de concreto da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O HVO, feito de óleos vegetais residuais, permite alto desempenho e promete diminuir em até 90% as emissões de CO₂ sem necessidade de adaptação dos motores.