Banco Central detalha novas funcionalidades do Pix para 2024 e 2026 | Vero Notícias Banco Central detalha novas funcionalidades do Pix para 2024 e 2026
pesquisa
 | 
menu

Banco Central detalha novas funcionalidades do Pix para 2024 e 2026

Foto: Divulgação

O Banco Central anunciou nesta quinta (3) novas funções para o Pix. A principal novidade, o Pix Parcelado, estará disponível em setembro e permitirá pagamentos em parcelas com repasse imediato ao recebedor.

Outra inovação, prevista para 2026, é o Pix em garantia, que permitirá usar recebíveis via Pix como garantia em operações de crédito, voltado a empresas.

O BC também lançará o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), para facilitar contestações por fraudes. Já os comprovantes de Pix passam a exibir ícones que distinguem agendamento e pagamento efetivado.

notícias relacionadas

América Latina pode sofrer menos com guerra comercial, diz Ceal

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), Ingo Plöger, afirmou que países latino-americanos com cadeias produtivas mais longas devem sofrer menos com os impactos da guerra comercial iniciada pelos EUA. A análise foi feita durante o WW Especial, com William Waack.

Segundo Plöger, economias como Brasil, Argentina, México e Uruguai têm estruturas produtivas complexas e maior resiliência em comparação a países como Japão e Coreia do Sul, com cadeias produtivas mais curtas e dependentes do comércio externo.

Carf decide sobre extensão de decisão judicial a filiais

foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A 1ª Turma do Carf determinou que uma decisão judicial favorável à matriz de uma empresa pode ser estendida às filiais. No caso da Havan, a decisão afastou a incidência de IPI na saída de mercadorias importadas pela filial, que atua como centro de distribuição.

A fiscalização havia autuado a filial por considerar que a operação de importação e distribuição a tornava equiparada a um estabelecimento industrial.

Carf decide sobre vale-transporte e contribuição previdenciária

Fachada do Carf, em Brasília. Crédito: JOTA

A 2ª Turma da Câmara Superior do Carf decidiu, por 6 votos a 2, que incide contribuição previdenciária sobre o vale-transporte quando o empregador não desconta o percentual mínimo de 6% do salário básico do empregado. A decisão altera a natureza do benefício, transformando-o em salário indireto.

A relatora Ludmila Mara Monteiro de Oliveira destacou que a legislação exige o desconto obrigatório, e os pagamentos além desse limite devem ser considerados salário de contribuição.

STF valida corte de energia por inadimplência pública

Foto: Divulgação

O STF confirmou a legalidade de normas que permitem o corte de energia por inadimplência, inclusive para entes públicos. A decisão reverteu entendimento do TRF2 e reafirma a constitucionalidade de dispositivos da Lei nº 9.427/1996 e da Resolução nº 456/2000 da Aneel.

O MPF havia pedido a suspensão do corte para prestadores de serviços essenciais, mas o ministro André Mendonça apontou ausência de base fática para a alegada inconstitucionalidade “in concreto”.

Rotatividade recorde no trabalho, liderada pela geração Z

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A rotatividade no mercado de trabalho formal no Brasil atingiu 36%, maior nível já registrado, segundo levantamento da LCA Consultores com base em números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O índice é puxado principalmente pelos jovens da geração Z, entre os quais chega a 42%. Fatores como trabalho remoto, acesso fácil a vagas e busca por qualidade de vida e propósito explicam o fenômeno.