Câmbio brasileiro registra alta moderada do dólar nesta sexta | Vero Notícias Câmbio brasileiro registra alta moderada do dólar
pesquisa
 | 
menu

Câmbio brasileiro registra alta moderada do dólar nesta sexta

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O câmbio brasileiro opera com alta moderada do dólar nesta sexta-feira (28), alinhado ao mercado externo. O movimento ocorre amid as incertezas sobre as tarifas de Donald Trump e o impacto delas na economia global.

Os agentes de mercado aguardam dados sobre geração de empregos no Brasil (Caged) e indicadores de consumo e inflação nos EUA. Esses números podem aumentar a volatilidade do real.

Por volta de 9h20, o dólar estava cotado a R$ 5,7694, com alta de 0,30%, e o futuro para abril subia 0,47%, a R$ 5,7715.

notícias relacionadas

BNDES lança editais para fortalecer periferias do Norte e Nordeste

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O BNDES lançará nesta terça-feira (22), em São Paulo, dois editais públicos para selecionar operadores do programa BNDES Periferias Fortes. A iniciativa visa apoiar instituições sociais atuantes em comunidades periféricas das regiões Norte e Nordeste.

O evento contará com a presença do secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e da diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello. Também será apresentado o BNDES Periferias Verdes, voltado a projetos de preservação ambiental e inclusão produtiva em áreas vulneráveis.

América Latina pode sofrer menos com guerra comercial, diz Ceal

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), Ingo Plöger, afirmou que países latino-americanos com cadeias produtivas mais longas devem sofrer menos com os impactos da guerra comercial iniciada pelos EUA. A análise foi feita durante o WW Especial, com William Waack.

Segundo Plöger, economias como Brasil, Argentina, México e Uruguai têm estruturas produtivas complexas e maior resiliência em comparação a países como Japão e Coreia do Sul, com cadeias produtivas mais curtas e dependentes do comércio externo.

Carf decide sobre extensão de decisão judicial a filiais

foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A 1ª Turma do Carf determinou que uma decisão judicial favorável à matriz de uma empresa pode ser estendida às filiais. No caso da Havan, a decisão afastou a incidência de IPI na saída de mercadorias importadas pela filial, que atua como centro de distribuição.

A fiscalização havia autuado a filial por considerar que a operação de importação e distribuição a tornava equiparada a um estabelecimento industrial.

Carf decide sobre vale-transporte e contribuição previdenciária

Fachada do Carf, em Brasília. Crédito: JOTA

A 2ª Turma da Câmara Superior do Carf decidiu, por 6 votos a 2, que incide contribuição previdenciária sobre o vale-transporte quando o empregador não desconta o percentual mínimo de 6% do salário básico do empregado. A decisão altera a natureza do benefício, transformando-o em salário indireto.

A relatora Ludmila Mara Monteiro de Oliveira destacou que a legislação exige o desconto obrigatório, e os pagamentos além desse limite devem ser considerados salário de contribuição.

STF valida corte de energia por inadimplência pública

Foto: Divulgação

O STF confirmou a legalidade de normas que permitem o corte de energia por inadimplência, inclusive para entes públicos. A decisão reverteu entendimento do TRF2 e reafirma a constitucionalidade de dispositivos da Lei nº 9.427/1996 e da Resolução nº 456/2000 da Aneel.

O MPF havia pedido a suspensão do corte para prestadores de serviços essenciais, mas o ministro André Mendonça apontou ausência de base fática para a alegada inconstitucionalidade “in concreto”.