Confiança da indústria recua em fevereiro, mas expectativas melhoram | Vero Notícias Confiança da indústria recua em fevereiro
pesquisa
 | 
menu

Confiança da indústria recua em fevereiro, mas expectativas melhoram

Foto: Divulgação/CNI

A confiança da indústria no Brasil registrou leve queda em fevereiro, com o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuando 0,1 ponto, para 98,3 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente, teve uma queda de 0,5 ponto, atingindo 100,4 pontos.

Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,4 ponto, para 96,3 pontos, refletindo uma leve melhora nas perspectivas para o curto prazo.

Apesar dos avanços nas expectativas, o cenário econômico, marcado pela alta da Selic e câmbio desvalorizado, ainda gera pessimismo entre os empresários.

notícias relacionadas

Campos Neto diz que alta do dólar em 2024 foi antecipação a imposto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto afirmou nesta sexta-feira (21) que a valorização do dólar no fim de 2024 foi influenciada por empresas que anteciparam o envio de dividendos ao exterior, prevendo a entrada em vigor de um novo imposto em 2025.

Segundo ele, parte desse fluxo foi revertido neste ano, o que ajuda a explicar a queda da moeda em 2025. As declarações foram feitas em evento da XP em Miami.

Bitcoin recua com incertezas econômicas e discurso de Trump

Foto: Reprodução

O bitcoin fechou esta sexta-feira (21) em leve queda de 0,14%, cotado a US$ 83.984,64. O mercado reagiu com cautela ao discurso pré-gravado do presidente dos EUA, Donald Trump, no Digital Assets Summit, que não trouxe propostas concretas sobre criptoativos.

A retração se soma à tendência de desvalorização das criptomoedas em 2025. Desde a máxima de US$ 110 mil no início do ano, o bitcoin já caiu cerca de 25%. Preocupações com tarifas comerciais dos EUA e tensões geopolíticas agravam o cenário.

Banco Mundial prevê menor crescimento do Brasil em 2025

Foto: Marcello Casal/Agencia Brasil

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Marcos Vinicius Chiliatto Leite, afirmou nesta sexta (21) que o crescimento econômico do país deve ser menor em 2025. A declaração foi feita durante evento da XP Private Bank em Miami.

Segundo Leite, a política monetária já impacta o mercado de trabalho e os serviços. Ele destacou, no entanto, que agropecuária e setor petrolífero devem impulsionar a atividade econômica. Leite também apontou incertezas geradas pela gestão de Donald Trump nos EUA como fator de atenção.

CVM determina que Trustee faça OPA por aumento na Ambipar

Foto: Divulgação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou que a Trustee DTVM Ltda. realize uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) após aumentar participação na Ambipar além do limite legal.

A autarquia identificou atuação conjunta entre a gestora e o controlador da empresa nas aquisições de ações em 2024.

Poder de compra do brasileiro encolhe com alta da inflação dos itens básicos, diz estudo

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Um estudo da economista Isabela Tavares, da Tendências Consultoria, revelou que a renda disponível do brasileiro após gastos essenciais caiu de 42,45% em 2023 para 41,87% em 2024, na média da população. Dez anos antes, o índice era de 45,5%, sinalizando uma perda constante do poder de compra.

A inflação dos itens básicos subiu 5,8% em 2024, superando o índice geral (4,8%) e pressionando especialmente as classes D e E, que comprometem quase 80% da renda com despesas essenciais como alimentação, moradia e transporte.