Dólar sobe com cenário externo e tensões comerciais com EUA | Vero Notícias Dólar sobe com cenário externo e tensões comerciais com EUA
pesquisa
 | 
menu

Dólar sobe com cenário externo e tensões comerciais com EUA

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O dólar fechou em alta de 0,42% nesta quarta-feira (26), cotado a R$ 5,73, impulsionado por incertezas no cenário internacional. O movimento foi influenciado por ameaças de tarifas dos EUA e declarações de dirigentes do Federal Reserve.

O Ibovespa avançou 0,42%, aos 132,6 mil pontos. Investidores repercutiram ainda o julgamento no STF que tornou Jair Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe. O governo brasileiro reagiu às novas tarifas dos EUA e defendeu diálogo em vez de restrições unilaterais.

notícias relacionadas

Carf decide sobre extensão de decisão judicial a filiais

foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A 1ª Turma do Carf determinou que uma decisão judicial favorável à matriz de uma empresa pode ser estendida às filiais. No caso da Havan, a decisão afastou a incidência de IPI na saída de mercadorias importadas pela filial, que atua como centro de distribuição.

A fiscalização havia autuado a filial por considerar que a operação de importação e distribuição a tornava equiparada a um estabelecimento industrial.

Carf decide sobre vale-transporte e contribuição previdenciária

Fachada do Carf, em Brasília. Crédito: JOTA

A 2ª Turma da Câmara Superior do Carf decidiu, por 6 votos a 2, que incide contribuição previdenciária sobre o vale-transporte quando o empregador não desconta o percentual mínimo de 6% do salário básico do empregado. A decisão altera a natureza do benefício, transformando-o em salário indireto.

A relatora Ludmila Mara Monteiro de Oliveira destacou que a legislação exige o desconto obrigatório, e os pagamentos além desse limite devem ser considerados salário de contribuição.

STF valida corte de energia por inadimplência pública

Foto: Divulgação

O STF confirmou a legalidade de normas que permitem o corte de energia por inadimplência, inclusive para entes públicos. A decisão reverteu entendimento do TRF2 e reafirma a constitucionalidade de dispositivos da Lei nº 9.427/1996 e da Resolução nº 456/2000 da Aneel.

O MPF havia pedido a suspensão do corte para prestadores de serviços essenciais, mas o ministro André Mendonça apontou ausência de base fática para a alegada inconstitucionalidade “in concreto”.

Rotatividade recorde no trabalho, liderada pela geração Z

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A rotatividade no mercado de trabalho formal no Brasil atingiu 36%, maior nível já registrado, segundo levantamento da LCA Consultores com base em números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O índice é puxado principalmente pelos jovens da geração Z, entre os quais chega a 42%. Fatores como trabalho remoto, acesso fácil a vagas e busca por qualidade de vida e propósito explicam o fenômeno.

Pedidos de demissão voluntária batem recorde no Brasil em 2025, aponta Caged

foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Em janeiro, 37,9% dos desligamentos no Brasil foram por demissão voluntária, o maior percentual mensal já registrado, segundo dados do Caged. Entre os pedidos, 45% vieram de trabalhadores com ensino superior.

O movimento reforça a tendência observada em 2024, quando o país registrou 8,5 milhões de demissões voluntárias. Jovens de 17 a 24 anos e mulheres do comércio lideram os pedidos, em busca de melhor qualidade de vida e flexibilidade.