“Mercado está muito mais tenso do que em outros tempos”, diz Haddad | Vero Notícias "Mercado está muito mais tenso do que em outros tempos", diz Haddad
pesquisa
 | 
menu

“Mercado está muito mais tenso do que em outros tempos”, diz Haddad

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (25) que o mercado financeiro está mais tenso e reativo a novas informações. Durante apresentação no CEO Conference 2025, do BTG Pactual, ele apontou que analistas estão “mais sensíveis a incertezas econômicas”.

Haddad destacou que o cenário global influencia essa instabilidade, citando turbulências nos Estados Unidos e impactos na Colômbia, México e Chile. O ministro mencionou ainda a possibilidade de tabelamento do petróleo no Oriente Médio como fator de preocupação.

O ministro reconheceu que o Brasil enfrentou um deslocamento maior das incertezas em dezembro, com alta do dólar e fuga de recursos. No entanto, afirmou que o país se equipara agora a economias semelhantes e que ajustes no câmbio já eram esperados.

notícias relacionadas

Banco do Japão pode aumentar juros caso cenário econômico se confirme

Foto: Katorisi/Wikimedia Commons

O vice-presidente do Banco do Japão, Shinichi Uchida, indicou que a instituição poderá aumentar a taxa básica de juros caso o cenário econômico siga conforme as projeções. O BoJ manteve os juros em 0,50% na última reunião, conforme esperado pelos analistas.

O presidente Kazuo Ueda afirmou que o banco continuará ajustando a política monetária se a inflação subjacente do país se aproximar da meta.

Bolsas europeias operam em alta limitada com dados preocupantes

Foto: Mbzt/Wikimedia Commons

As bolsas europeias iniciaram a semana com maioria em alta, mas perderam fôlego após dados de atividade econômica (PMIs) decepcionantes. Na zona do euro e na Alemanha, os PMIs de manufatura superaram as expectativas, mas os de serviços caíram.

No Reino Unido, a indústria teve desempenho abaixo do esperado, ofuscando o crescimento dos serviços. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt apresentaram resultados mistos, com pequenas variações.

Bolsas asiáticas fecham mistas com receio de mais tarifas dos EUA

Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

As bolsas asiáticas encerraram o dia com desempenho misto nesta segunda-feira (24), com investidores cautelosos pela perspectiva de novas tarifas dos EUA. A medida deve afetar países asiáticos com superávits comerciais significativos.

O Nikkei, em Tóquio, caiu 0,18%, enquanto o Hang Seng, em Hong Kong, subiu 0,91%. O Kospi, em Seul, recuou 0,42%, e o Taiex, em Taiwan, perdeu 0,46%.

Flávio Dino manda RJ compensar perdas de ICMS ao município

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que o estado do Rio repasse em até dez dias as parcelas de compensação de ICMS ao município do Rio, referentes a janeiro e fevereiro de 2025. A decisão atende à Reclamação 56.702.

Dino ressaltou que o STF já havia dado prazo de seis meses para a adequação da legislação estadual, mas o estado não cumpriu integralmente a ordem, limitando-se a enviar um projeto à Alerj sem efetuar os repasses.