Plano Nacional de Ferrovias sem data para lançamento | Vero Notícias Plano Nacional de Ferrovias sem data para lançamento
pesquisa
 | 
menu

Plano Nacional de Ferrovias sem data para lançamento

Foto: Divulgação/PPI.Gov.Br

O Plano Nacional de Ferrovias, previsto para fevereiro, está sem data definida. O Ministério dos Transportes ainda trabalha na concessão de cinco grandes projetos ferroviários à iniciativa privada.

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI Logística, é uma das pendências. O governo avalia licitação ou renovação do contrato, que vence em 2026.

A Ferrogrão também enfrenta impasse no STF, com questionamentos sobre a área ambiental, revelou a CNN.

notícias relacionadas

Cartão de crédito lidera fraudes, mas Pix é visto como menos seguro

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em 2024, 48% das tentativas de fraude ocorreram com cartões de crédito, segundo a Serasa Experian, mas consumidores ainda consideram esse o meio de pagamento mais seguro. Já o Pix, alvo de 32,8% das fraudes, é visto com mais desconfiança.

A confiança no Pix caiu: apenas 22% o consideram seguro, contra 32% no ano anterior. A percepção negativa está ligada ao uso de contas de laranjas e golpes envolvendo chaves falsas.

CNA anuncia doação de R$ 100 milhões anuais à Embrapa

Foto: Divulgação

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, anunciou nesta terça-feira (25) a doação de R$ 100 milhões por ano para apoiar projetos de pesquisa da Embrapa.

A iniciativa visa fortalecer o setor agropecuário com foco em eficiência, sustentabilidade e redução de custos. O anúncio foi feito no evento de lançamento do projeto “Memórias do Brasil Rural”, em Brasília.

Google revela volume recorde de buscas

Foto: divulgação google

O Google processou 5 trilhões de buscas em 2023, com média de 158,5 mil por segundo. Pela primeira vez em mais de uma década, a empresa revelou o volume anual de pesquisas, destacando que 15% delas são inéditas.

Durante evento em São Paulo, o Google reforçou que, apesar da concorrência de redes como o TikTok, a Geração Z lidera o uso da plataforma. A empresa também destacou o uso crescente de formatos como voz, imagem e inteligência artificial.

Governo prevê aposentadoria de 57 mil servidores até 2026

Foto: divulgação

O Ministério da Gestão e Inovação informou que cerca de 57 mil servidores do Executivo Federal poderão se aposentar entre 2024 e 2026, reforçando a necessidade de novos concursos públicos.

Entre 2019 e 2023, 50,3 mil servidores se aposentaram, com pico em 2019 devido à antecipação pela Reforma da Previdência. Atualmente, o Executivo conta com cerca de 600 mil servidores ativos.