Projeto quer impedir vínculo prévio na direção da Aneel | Vero Notícias Projeto quer impedir vínculo prévio na direção da Aneel
pesquisa
 | 
menu

Projeto quer impedir vínculo prévio na direção da Aneel

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 4738/24, em análise na Câmara, proíbe nomeações para cargos de direção na Aneel de pessoas com vínculos profissionais com o setor elétrico nos últimos dez anos. A proposta é do deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

O texto também amplia a quarentena para ex-diretores da agência, impedindo atuação no setor por dez anos após o cargo. Hoje, o prazo é de seis meses.

A medida, segundo o parlamentar, “busca garantir a imparcialidade da Aneel”. O projeto será analisado nas comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça.

notícias relacionadas

Confiança da indústria da construção sobe para 49,6 pontos em março

Foto: Divulgação

A CNI divulgou nesta segunda-feira (28) a Sondagem da Indústria da Construção de março, apontando alta no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).

O indicador subiu 0,3 ponto, passando de 49,3 pontos em fevereiro para 49,6 pontos em março, mas ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança.

Bolsas asiáticas fecham em direções distintas com incertezas comerciais

Foto: Freepik

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira (28), com investidores cautelosos devido às incertezas sobre a disputa comercial entre EUA e China.

O índice Nikkei subiu 0,38% no Japão, o Kospi teve leve avanço de 0,10% na Coreia do Sul e o Taiex ganhou 0,81% em Taiwan. Em Hong Kong, o Hang Seng ficou estável, com queda marginal de 0,04%. Na China continental, os índices Xangai e Shenzhen caíram 0,20% e 0,93%, respectivamente.

Investimento em publicidade digital cresce 8% em 2024

Foto: Divulgação

Em 2024, o setor de jogos e apostas quase triplicou o investimento em publicidade digital no Brasil, com alta de 192%, segundo o estudo Digital AdSpend (IAB Brasil/Kantar Ibope).

O investimento total no setor digital foi de R$ 37,9 bilhões, crescimento de 8%. Redes sociais lideram (53% dos recursos) e mobile responde por 74% dos anúncios.

BPC tem alta de 22,3% e registra 6,26 milhões de beneficiários

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O BPC registrou saldo positivo de 1,14 milhão de inscritos no 3º mandato de Lula, passando de 5,12 milhões para 6,26 milhões em fevereiro de 2025. O aumento de 22,3% é o maior percentual dos últimos cinco governos.

O crescimento é o dobro da variação registrada no governo Bolsonaro, que teve alta de 10%. A expansão do BPC preocupa a equipe econômica, pois o benefício é uma despesa obrigatória que pressiona as contas públicas.