O portal Vero Notícias apurou com exclusividade que deputados de, ao menos, cinco partidos assinaram o parecer que recomendava o arquivamento de três pedidos de cassação por quebra de decoro contra o deputado Daniel Donizet (MDB), já denunciado pelo Ministério Público do DF por crimes contra a dignidade sexual.
Dentre os deputados que endossaram o documento, que extinguiria as ações administrativas contra Donizet, estão o petista e vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale, e o distrital Roosevelt Vilela, este filiado ao partido de Jair Bolsonaro, o PL.
Além dos opositores partidários, a reportagem descobriu que o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), Martins Machado (Republicanos) e Jorge Vianna (PSD) também tentaram ajudar o polêmico colega.
Na semana passada, o presidente da CLDF, distrital Wellington Luiz, filiado ao mesmo partido de Donizet, tentou engavetar as ações, mas voltou atrás após um pedido da distrital Paula Belmonte contra o parecer da Procuradoria da Casa que pediu o “arquivamento sumário” dos atos administrativos contra o Daniel Donizet.
Procurados individualmente, os distritais não se manifestaram sobre as assinaturas em favor de Daniel Donizet, envolvido em escândalos sexuais.