Um levantamento realizado do portal Vero Notícias aponta que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), somou, ao menos, 11 viagens nacionais e internacionais entre janeiro de 2023 e novembro de 2024, ficando ausente da capital federal, ao menos, 66 dias. Os benefícios ao DF não são claros.
Do total de viagens tornadas públicas e que foram mapeadas pela reportagem, sete delas foram para fora do país, o que totalizou 47 dias. Entre os destinos estão Miami (EUA), Roma (Itália), Londres (Inglaterra), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
Já as viagens nacionais de Ibaneis somaram 19 dias e incluíram compromissos em São Paulo, Alagoas e Piauí. Nestes locais, o governador participou de eventos e reuniões políticas. Dentro do Brasil os deslocamentos ocorreram para apoiar candidatos locais e para participar de encontros empresariais.
Dos 66 dias ausente, 41 dias foram dedicados a férias, incluindo 19 dias em Miami em janeiro de 2023, 15 dias na Grécia em julho do mesmo ano e 9 dias em Roma em novembro de 2024.
O governador permaneceria na capital italiana até domingo (17), mas há a expectativa de que retorne hoje devido às explosões que ocorreram na quarta-feira (13) nas proximidades do Supremo Tribunal Federal. O GDF ainda não confirmou a data do retorno de Ibaneis Rocha.
Nas ocasiões em que esteve oficialmente a serviço do governo, o governador participou de conferências e encontros empresariais, mas chegou a estender diárias que não contaram com compromissos oficiais.