Brasil propõe candidatura única da América Latina à chefia da ONU | Vero Notícias Brasil propõe candidatura única da América Latina à chefia da ONU
pesquisa
 | 
menu

Brasil propõe candidatura única da América Latina à chefia da ONU

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo brasileiro vai propor à Celac que os países latino-americanos e caribenhos lancem uma candidatura única ao cargo de secretário-geral da ONU. O mandato de António Guterres termina em 2026, e o Brasil defende o princípio da rotatividade regional.

A embaixadora Gisela Padovan afirmou que o Itamaraty também buscará articular um nome feminino, embora reconheça divergências sobre a pauta. Duas possíveis candidatas são Mia Mottley, de Barbados, e Michelle Bachelet, do Chile.

A proposta será apresentada na reunião da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que começa na quarta-feira (9), em Honduras. O presidente Lula viaja ao país na terça-feira (8).

notícias relacionadas

Trump diz que “manda no país e no mundo” em segundo mandato

Foto: Gage Skidmore/Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista à revista The Atlantic que está "se divertindo muito" em seu segundo mandato. Segundo ele, desta vez governa “o país e o mundo”. A fala ocorre na véspera dos cem dias de sua nova gestão.

A revista lista ações polêmicas do novo mandato, como perdões a apoiadores do ataque ao Capitólio e imposição de tarifas globais. Também destaca o vazamento de planos militares discutidos em grupo com autoridades. O episódio envolveu até o vice-presidente J. D. Vance.

Montenegro descarta ataque cibernético como origem do apagão

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou nesta segunda-feira (28) que não há indícios de ataque cibernético no apagão que atingiu a Península Ibérica. O premiê disse esperar a normalização do serviço "nas próximas horas".

Montenegro destacou que o corte de energia provavelmente teve origem na Espanha, mas que as causas ainda estão sob investigação, com apoio dos serviços de inteligência portugueses.

Portugal atribui apagão a falha na rede elétrica da Espanha

Foto: divulgação

A REN, operadora elétrica de Portugal, informou que a queda no fornecimento de energia no país foi causada por falha na rede espanhola, ligada a um fenômeno atmosférico raro, a “vibração atmosférica induzida”.

Segundo a REN, oscilações em linhas de alta tensão provocadas por variações extremas de temperatura afetaram a rede. A recuperação completa pode levar até uma semana, com retomada gradual do sistema.

Trump volta a sugerir anexação do Canadá em mensagem eleitoral

Foto: Tia Dufour/Casa Branca

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a defender a anexação do Canadá como o "51º estado americano" em mensagem publicada nesta segunda-feira (28) na rede Truth Social, durante as eleições legislativas canadenses.

Trump pediu aos canadenses que elejam um líder que aceite a proposta, prometendo benefícios econômicos e militares. Autoridades canadenses, no passado, já rejeitaram a ideia como "loucura".

Ucrânia oferece apoio a Espanha e Portugal após apagões

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O ministro da Energia da Ucrânia, German Galuschenko, afirmou que o país está pronto para ajudar na restauração das redes de energia da Espanha e de Portugal após os apagões desta segunda-feira (28).

Galuschenko destacou que a Ucrânia acumulou experiência no reparo de redes energéticas devido a ataques russos. Governos ibéricos investigam as causas da queda de energia, enquanto descartam, por ora, ataque cibernético.