China realiza exercícios militares e envia recado a Taiwan | Vero Notícias China realiza exercícios militares e envia recado a Taiwan
pesquisa
 | 
menu

China realiza exercícios militares e envia recado a Taiwan

Foto: wikimedia

A China conduziu novos exercícios militares ao redor de Taiwan nesta terça-feira (1º, horário local), envolvendo Exército, Marinha e Força de Foguetes, como forma de advertência às forças que defendem a independência da ilha.

Segundo o Exército de Libertação Popular, a ação foi um “aviso severo” e uma “dissuasão vigorosa” contra o separatismo, reafirmando o compromisso chinês com a soberania e unidade nacional.

Taiwan se considera um Estado autônomo, mas é visto por Pequim como uma província rebelde. A tensão na região tem aumentado, com patrulhas e manobras militares frequentes desde a posse do novo presidente taiwanês, Lai Ching-te.

notícias relacionadas

CNBB lamenta morte do Papa Francisco e destaca legado de amor aos pobres

Foto: VATICAN MEDIA/DIVULGAÇÃO/Agência Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Em nota, a entidade exaltou o legado do pontífice, destacando seus ensinamentos de fidelidade ao Evangelho, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres. “Recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, afirmou a CNBB.

Líderes mundiais lamentam morte do Papa Francisco

Foto: reprodução/X

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, gerou forte comoção entre líderes mundiais. O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, destacou a homilia do pontífice durante a pandemia como um momento marcante.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, elogiou sua amizade, coragem e ensinamentos de paz. O rei Charles 3º exaltou sua preocupação com a unidade da Igreja e o cuidado com a Criação. Emmanuel Macron lembrou sua missão de levar esperança aos mais pobres.

Papa Francisco morre aos 88 anos

Foto: VATICAN MEDIA/DIVULGAÇÃO/Agência Brasil

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Sua morte ocorre em uma data de forte simbolismo: um dia após a Páscoa e no feriado de Tiradentes, no Brasil.

Primeiro pontífice latino-americano e jesuíta a liderar a Igreja Católica, Francisco assumiu o papado em 2013 e destacou-se por sua simplicidade, defesa dos pobres e esforços para reformar o Vaticano.

Papa Francisco pede paz e condena armamentismo

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O papa Francisco, 88, participou das celebrações de Páscoa no Vaticano mesmo debilitado. Em cadeira de rodas e com dificuldades na fala, saudou os fiéis e delegou a leitura da mensagem “Urbi et Orbi” ao monsenhor Diego Ravelli.

Na mensagem, o pontífice pediu desarmamento global, denunciou a violência doméstica e contra imigrantes e apelou à solidariedade com os povos em conflito, especialmente em Gaza.

OMS alerta para impacto global de corte dos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A saída dos EUA da OMS e o corte da ajuda internacional afetam gravemente programas de saúde em zonas de conflito, como Gaza e Sudão, segundo Hanan Balkhy, diretora regional da agência.

Com o fim da contribuição americana e o desmonte da USAID, missões médicas, fornecimento de remédios e resposta a epidemias foram interrompidos.