EUA admitem erro em deportação de salvadorenho que alegava risco de morte | Vero Notícias EUA admitem erro em deportação de salvadorenho que alegava risco de morte
pesquisa
 | 
menu

EUA admitem erro em deportação de salvadorenho que alegava risco de morte

Foto: RS via Fotos Públicas

O governo dos Estados Unidos reconheceu ter deportado por engano Kilmar Abrego Garcia, imigrante salvadorenho que alegava risco de morte em seu país.

A administração de Donald Trump classificou o caso como erro administrativo, mas afirmou que não há mecanismos legais para reverter a decisão.

Garcia solicitava asilo ao alegar ameaça de gangues, mas foi deportado em 15 de março. A Casa Branca afirma que ele integrava a MS-13, embora não tenha apresentado provas. Grupos de direitos humanos criticaram o caso.

notícias relacionadas

Governador Tarcísio defende anistia aos envolvidos no 8/1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestou apoio à anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, destacando a medida como uma solução política.

O governador citou como exemplo quando o ex-presidente João Figueiredo anistou presos políticos em 1979.

“Falso herói” da tragédia na RD é solto sob fiança

Foto: Alfred Davies/AFP

A Justiça da República Dominicana libertou sob fiança Rafael Rosario Mota, 32, acusado de se passar por herói no resgate de vítimas do desabamento da discoteca Jet Set, em Santo Domingo, que deixou 232 mortos.

Mota cobrava por entrevistas e afirmou ter salvo 12 pessoas, incluindo a jornalista Elianta Quintero. Após a prisão, admitiu o falso relato e pediu desculpas à população e autoridades.

J.D. Vance se reúne com cardeais no Vaticano

Foto: Reprodução/Instagram

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, se reuniu neste sábado (19) com líderes da Santa Sé. No encontro com o cardeal Pietro Parolin e dom Paul Gallagher, foram discutidas guerras, crises humanitárias e a situação de migrantes

O papa Francisco, em recuperação, não participou, mas já criticou a política migratória do governo Trump, chamando-a de “ferida na dignidade humana” em carta recente aos bispos dos EUA.

Rússia e Ucrânia trocam 246 prisioneiros na Páscoa

Foto: Getty Images

A Rússia anunciou neste sábado (19) a troca de 246 prisioneiros de guerra com a Ucrânia, incluindo soldados feridos. O presidente Vladimir Putin decretou cessar-fogo temporário até o fim da Páscoa, alegando motivos humanitários, mas alertou que suas tropas devem se manter prontas contra violações.

Putin afirmou que a resposta de Kiev ao cessar-fogo revelará a disposição ucraniana em negociar a paz. Também foram libertados 31 ucranianos e 15 russos feridos, segundo os dois países.

Juízes barram retaliações de Trump a escritórios

Foto: reprodução/X

Quatro juízes federais dos EUA concederam liminares contra ordens executivas de Donald Trump, que retaliavam grandes escritórios de advocacia por atuarem contra seus interesses. As decisões citam violações à liberdade de expressão e ao devido processo legal.

A juíza Loren AliKhan afirmou que as medidas têm base em “vingança pessoal” e elogiou bancas como a Susman Godfrey por resistirem, ao contrário de outras que cederam sob “coerção”.