EUA e Ucrânia disputam resolução da ONU sobre guerra | Vero Notícias EUA e Ucrânia disputam resolução da ONU sobre guerra
pesquisa
 | 
menu

EUA e Ucrânia disputam resolução da ONU sobre guerra

Foto: reprodução/Youtube

Os EUA propuseram um rascunho de resolução na ONU para marcar três anos da invasão russa à Ucrânia, concorrendo com um texto elaborado por Kiev e a União Europeia. A proposta americana evita culpar diretamente Moscou e pede o fim do conflito.

A Rússia sugeriu uma emenda para incluir as “causas raízes” da guerra. Se aceita, Moscou votaria a favor da resolução dos EUA. Já o texto ucraniano reforça a necessidade de retirada russa e de maior esforço diplomático.

As resoluções da Assembleia Geral não são vinculativas, mas refletem posicionamentos globais. A votação ocorre na segunda-feira (24).

notícias relacionadas

Juíza de Buenos Aires derruba veto de Milei à hormonização de menores

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A juíza Elena Liberatori determinou que o governo da capital argentina garanta o acesso de menores transgêneros à hormonização, contrariando decreto do presidente Javier Milei que proibiu o procedimento para menores de 18 anos.

A magistrada argumentou que a medida do governo fere o direito à identidade de gênero e ordenou que o sistema público de saúde de Buenos Aires mantenha os tratamentos iniciados antes da proibição, além de permitir novos atendimentos.

Trump discutirá com Putin usina nuclear e divisão territorial na Ucrânia

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que conversará nesta terça-feira (18) com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. Concessões territoriais e o controle da usina nuclear de Zaporíjia devem estar entre os temas discutidos.

Trump busca o apoio de Putin para um cessar-fogo de 30 dias, já aceito pela Ucrânia. Enquanto isso, os confrontos continuam, com a Rússia avançando em Kursk para expulsar forças ucranianas. O presidente americano afirmou que há “ótima chance” de sucesso nas negociações.

Netanyahu anuncia possível demissão de chefe de segurança de Israel

Foto: reprodução/redes sociais

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que pode demitir Ronen Bar, chefe da agência de inteligência Shin Bet, devido à "falta contínua de confiança". A decisão será tomada até o final da semana.

Netanyahu afirmou que a mudança é necessária para restaurar a organização e evitar futuras falhas de segurança, após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.