Fechamento da Volkswagen gera crise econômica na Alemanha | Vero Notícias Fechamento da Volkswagen gera crise econômica na Alemanha
pesquisa
 | 
menu

Fechamento da Volkswagen gera crise econômica na Alemanha

Foto: Divulgação/Volkswagen

Um dia após a notícia de que a Volkswagen pretende fechar fábricas e demitir milhares de trabalhadores na Alemanha, o chanceler Olaf Scholz se reuniu com empresários e líderes sindicais para discutir soluções econômicas.

No entanto, Christian Lindner, destacou divisões na coalizão governante, especialmente pela ausência do ministro da Economia, Robert Habeck.

As diferenças ideológicas entre os partidos da coalizão — SPD, FDP e os Verdes — são exacerbadas por novas previsões de recessão e estagnação, colocando em risco a estabilidade do governo.

notícias relacionadas

Trump volta a atacar Powell e pressiona por corte de juros

Foto: Gage Skidmore/Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Fed, Jerome Powell, chamando-o de “burro” e “teimoso” por resistir à redução dos juros. A crítica ocorreu pouco antes de Powell depor na Câmara.

Trump quer cortes mais agressivos e afirmou que os juros deveriam estar “dois a três pontos abaixo”. O Fed, porém, manteve a taxa entre 4,25% e 4,5% ao ano pela quarta vez seguida.

Trump descarta mudança de regime no Irã para evitar caos

Foto: Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que não deseja uma mudança de regime no Irã, por temer maior instabilidade no Oriente Médio. “Uma mudança de regime exige caos, e idealmente não queremos ver tanto caos”, disse a bordo do Air Force One.

Trump defendeu a retomada da estabilidade e disse que o Irã pode prosperar economicamente, desde que não desenvolva armas nucleares. “Eles devem ser capazes de reconstruir e fazer um bom trabalho”, afirmou.

China apoia Irã na busca por cessar-fogo “genuíno”, diz Wang Yi

Foto: Xinhua/Zhang Ling

O chanceler chinês Wang Yi afirmou nesta terça-feira (24) que Pequim apoia o Irã na busca por um “cessar-fogo genuíno”, após 12 dias de conflito com Israel. A trégua foi mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e anunciada na segunda-feira (23).

Segundo Wang, a China defende que o Irã preserve sua soberania e segurança enquanto busca restaurar a normalidade. A declaração foi feita após conversa telefônica com o ministro iraniano Abbas Araghchi.

Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo

Foto: Gage Skidmore/Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) estar “realmente insatisfeito” com Israel e Irã após o rompimento do cessar-fogo anunciado no dia anterior, mediado pelos próprios Estados Unidos.

A crítica surge após Israel acusar o Irã de lançar mísseis, o que o governo iraniano nega. Trump reforçou em sua rede que o cessar-fogo continua e que não haverá ataques, ironizando com um “aceno de avião” dos caças israelenses.

Otan define gasto mínimo de 5% do PIB com defesa

Foto: Reprodução/Eropean Union

A Otan anunciou nesta segunda-feira (24) que os países-membros deverão investir no mínimo 5% do PIB em defesa. A decisão foi tomada durante a cúpula da aliança em Haia, diante da guerra entre Rússia e Ucrânia e da pressão dos EUA.

O secretário-geral Mark Rutte chamou a medida de “salto histórico”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a Europa “acordou militarmente”. Os membros também prometeram 35 bilhões de euros à Ucrânia em 2025.