Israel aceita cessar-fogo, mas Hamas rejeita novo acordo | Vero Notícias Israel aceita cessar-fogo, mas Hamas rejeita novo acordo
pesquisa
 | 
menu

Israel aceita cessar-fogo, mas Hamas rejeita novo acordo

Foto: reprodução/redes sociais

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aceitou neste domingo (2.mar) os termos dos EUA para um cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza. O acordo previa 42 dias de trégua durante o Ramadan e o Pessach, com a libertação progressiva dos reféns.

O Hamas, no entanto, rejeitou a proposta e insistiu no plano original de um fim gradual da guerra. Em resposta, Israel cortou o envio de ajuda humanitária ao território, medida que o grupo chamou de “chantagem barata”.

As negociações seguem com a mediação de EUA, Egito e Qatar.

notícias relacionadas

Israel se diz preparado para continuar negociações de cessar-fogo em Gaza

Foto: Taylor Brandon via Unsplash

Israel afirmou neste sábado (15) que está disposto a continuar as negociações de cessar-fogo na Faixa de Gaza, baseando-se na resposta dos mediadores à proposta dos Estados Unidos. A proposta envolve a libertação de 11 reféns vivos e metade dos prisioneiros mortos.

Desde o fim da primeira fase temporária do cessar-fogo em março, Israel rejeitou avançar para uma segunda fase, que incluiria um acordo permanente, a principal demanda do Hamas.

Rússia pede que EUA suspendam ataques contra Houthis 

Foto: Divulgação

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, pediu ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em conversa telefônica realizada ontem, que os ataques contra o grupo rebelde Houthi, aliados do Irã, sejam cessados.

Lavrov destacou a importância de um diálogo político para evitar mais derramamento de sangue. Os ataques dos EUA contra os Houthis no Iémen resultaram em ao menos 31 mortos e 101 feridos, a maioria mulheres e crianças, de acordo com autoridades locais.

Grécia recebe elevação de crédito para grau de investimento da Moody’s

Foto: Divulgação

O governo da Grécia comemorou neste sábado (15) a elevação da sua classificação de risco de crédito para o “grau de investimento” pela Moody’s, a última das grandes agências a retirar o status de “junk” dos títulos do país.

A mudança encerra um ciclo iniciado há 15 anos, durante a crise da dívida grega. A Moody's classifica os títulos de dívida em uma escala de Aaa a C, sendo Aaa a mais alta qualidade e C a mais baixa, a Grécia faz parte da Ba1, de acordo a agência.

Juiz bloqueia temporariamente deportação de venezuelanos pelo governo dos EUA

Foto: Divulgação

Neste sábado (15), um juiz federal bloqueou temporariamente a deportação de venezuelanos, após ação movida por dois grupos sem fins lucrativos, a ACLU e o Democracy Forward.

Os grupos alertaram que o governo dos EUA poderia usar a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para acelerar o retorno de migrantes sem documentos. O tribunal concedeu uma ordem de restrição, impedindo a deportação de cinco venezuelanos por 14 dias, enquanto a ação judicial segue.

Ataque aéreo de Israel mata 9 palestinos, incluindo 3 jornalistas em Gaza

RS/Fotos Públicas

Um ataque aéreo israelense no sábado (15) matou pelo menos 9 palestinos, incluindo 3 jornalistas, em Beit Lahiya, norte de Gaza. O ataque ocorreu enquanto líderes do Hamas negociavam um acordo de cessar-fogo no Cairo.

Testemunhas afirmaram que as vítimas estavam em uma missão de caridade, sendo atingidas enquanto viajavam em um carro. O exército israelense afirmou que atingiu membros do Hamas e Jihad Islâmica, que operavam drones com a intenção de atacar tropas israelenses.