Itália limita cidadania por descendência a até duas gerações | Vero Notícias Itália limita cidadania por descendência a até duas gerações
pesquisa
 | 
menu

Itália limita cidadania por descendência a até duas gerações

Foto: Divulgação

O governo italiano aprovou nesta sexta-feira (28) uma reforma que restringe a cidadania por descendência a até duas gerações.

A nova regra exige que pais ou avós tenham nascido na Itália. Até então, era possível obter a cidadania mesmo com bisavôs italianos.

A mudança afeta especialmente brasileiros e argentinos. Pedidos enviados até 27 de março de 2025 seguirão as regras anteriores. A reforma prevê também a perda da cidadania por “desuso”, caso não haja vínculo com a Itália em 25 anos.

notícias relacionadas

Portugal e Espanha enfrentam apagão generalizado nesta segunda-feira

Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (28), Espanha e Portugal sofreram um apagão generalizado, afetando também as telecomunicações por rede móvel. A falha deixou a circulação do metrô interrompida, com passageiros sendo retirados das estações em Lisboa.

Em Portugal, quase toda a Europa foi afetada, com exceção de Luxemburgo, enquanto a situação na Alemanha ainda está sendo avaliada. A comunicação ficou restrita a dados móveis e aplicativos de mensagens.

Canadá realiza eleições parlamentares com vantagem para liberais

Foto: Ken Lund/Divulgação

O Canadá realiza nesta segunda (28) eleições parlamentares para 343 assentos. Pesquisa da YouGov aponta vantagem para o Partido Liberal, de Mark Carney, com projeção de 185 cadeiras.

O Partido Conservador, de Pierre Poilievre, deve conquistar 135 assentos. Urnas abrem às 10h (horário de Brasília) e primeiros resultados saem na madrugada de terça (29).

Coreia do Norte confirma envio de tropas para apoiar Rússia

Foto: Kremlin/via Fotos Publicas

A Coreia do Norte confirmou oficialmente o envio de tropas para lutar ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia, sob ordens de Kim Jong-un e com base em tratado firmado com Vladimir Putin.

Segundo estimativas ucranianas, cerca de 14 mil soldados norte-coreanos foram enviados, enfrentando pesadas baixas.

Governo realiza leilões de rodovia e portos com investimentos de R$ 1,1 bilhão

Foto: Ricardo Botelho/Ministério da Infraestrutura

O governo federal realizará em 30 de abril de 2025 cinco leilões de terminais portuários e um de rodovia, com investimentos previstos de R$ 1,1 bilhão.

O certame da ANTT envolve a BR-040/495/MG/RJ, com 218,9 km entre Juiz de Fora (MG) e o Rio de Janeiro. O leilão será decidido pelo maior desconto na tarifa de pedágio.