Países vizinhos da Rússia aumentam gastos militares e ajuda à Ucrânia | Vero Notícias Países vizinhos da Rússia aumentam gastos militares
pesquisa
 | 
menu

Países vizinhos da Rússia aumentam gastos militares e ajuda à Ucrânia

Foto: Presidência da Rússia/ Fotos Públicas

Os países vizinhos da Rússia, como Lituânia, Polônia, Estônia e Letônia, enfrentam uma crescente ameaça após a invasão da Ucrânia. Para conter o avanço russo, aumentaram significativamente seus gastos em defesa e reforçaram o apoio à Ucrânia.

A Polônia lidera com 4,12% do PIB em 2024, seguida pela Estônia e Letônia, com investimentos que chegam a 3,43% e 3,15%, respectivamente. A Lituânia, por sua vez, compromete 2,85% do PIB.

Esses países também têm enviado significativa ajuda à Ucrânia, com a Estônia liderando em relação ao PIB, seguida pela Lituânia e Letônia, revelou o Poder 360.

notícias relacionadas

EUA e Irã avançam em diálogo sobre novo acordo nuclear

Foto: reprodução/Youtube

Irã e Estados Unidos concordaram em iniciar, com apoio do Omã, a elaboração técnica de um possível novo acordo nuclear. A decisão foi anunciada após rodada de negociações indiretas entre os países em Roma. Especialistas serão designados para definir a estrutura do pacto.

Segundo o ministro iraniano Abbas Araqchi, houve progresso nos princípios gerais e o clima das reuniões foi construtivo. Uma nova rodada está marcada para sábado (26), em Omã, para revisar os avanços técnicos.

Hamas perde contato com guarda de refém americano

Foto: Divulgação

O braço armado do Hamas afirmou neste sábado (19) que o estado do refém israelense-americano Edan Alexander, 21, é desconhecido após a morte do guarda que o mantinha preso em Gaza. Alexander é o último refém americano vivo sob controle do grupo, segundo autoridades dos EUA.

O Hamas disse ter perdido contato com os militantes após bombardeio israelense no local onde ele era mantido. Um dos corpos dos captores foi localizado.

Governador Tarcísio defende anistia aos envolvidos no 8/1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestou apoio à anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, destacando a medida como uma solução política.

O governador citou como exemplo quando o ex-presidente João Figueiredo anistou presos políticos em 1979.

“Falso herói” da tragédia na RD é solto sob fiança

Foto: Alfred Davies/AFP

A Justiça da República Dominicana libertou sob fiança Rafael Rosario Mota, 32, acusado de se passar por herói no resgate de vítimas do desabamento da discoteca Jet Set, em Santo Domingo, que deixou 232 mortos.

Mota cobrava por entrevistas e afirmou ter salvo 12 pessoas, incluindo a jornalista Elianta Quintero. Após a prisão, admitiu o falso relato e pediu desculpas à população e autoridades.

J.D. Vance se reúne com cardeais no Vaticano

Foto: Reprodução/Instagram

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, se reuniu neste sábado (19) com líderes da Santa Sé. No encontro com o cardeal Pietro Parolin e dom Paul Gallagher, foram discutidas guerras, crises humanitárias e a situação de migrantes

O papa Francisco, em recuperação, não participou, mas já criticou a política migratória do governo Trump, chamando-a de “ferida na dignidade humana” em carta recente aos bispos dos EUA.