Promotores pedem condenação de Uribe por suborno e fraude | Vero Notícias Promotores pedem condenação de Uribe por suborno e fraude
pesquisa
 | 
menu

Promotores pedem condenação de Uribe por suborno e fraude

Foto: ( Sebastian Barros/NurPhoto/Getty Images)

O Ministério Público da Colômbia solicitou nesta terça-feira (24) a condenação do ex-presidente Álvaro Uribe por suborno e fraude processual. Uribe, que governou o país entre 2002 e 2010, é o primeiro ex-mandatário colombiano a enfrentar um julgamento criminal.

A acusação sustenta que Uribe ofereceu benefícios a paramilitares para que testemunhassem a seu favor, em tentativa de ocultar vínculos com grupos armados. O caso teve início em 2012 e pode resultar em pena de até oito anos de prisão.

Uribe nega as acusações e alega motivação política no processo. A defesa contesta gravações e depoimentos apresentados pela Promotoria. O julgamento deve ser concluído até outubro, quando expira o prazo de prescrição.

notícias relacionadas

Caso Epstein abala base de apoio de Trump

Foto: Divulgação/ White House

Cinco anos após a morte de Epstein, sua ligação com figuras poderosas volta a ganhar destaque. A base de Trump se revolta com a recusa do presidente em divulgar documentos do caso.

A pressão cresce após promessas não cumpridas de revelações chocantes. A frustração abala a lealdade de aliados e alimenta rumores de crise interna no trumpismo.

Justiça argentina ordena que Cristina Kirchner devolva US$ 537 mi

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Justiça da Argentina determinou que Cristina Kirchner e outros réus no caso Vialidad devolvam US$ 537 milhões por prejuízos causados com contratos rodoviários. O valor deve ser pago em até dez dias úteis.

A defesa tentou reduzir o montante, mas o tribunal rejeitou por se tratar de “caso gravíssimo de corrupção”. Em caso de não pagamento, haverá confisco forçado de bens e ativos.

Tunísia prende mais pessoas LGBT+, denuncia ONG

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma ONG denunciou a prisão de 14 pessoas LGBT+ na Tunísia desde a semana passada. As detenções ocorreram após revistas e análise de celulares.

A legislação do país prevê até três anos de prisão para relações homoafetivas. A ONG Damj já contabiliza 84 prisões desde setembro.

Shas deixa gabinete, mas mantém apoio a Netanyahu

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O partido ultraortodoxo Shas deixou o gabinete de Netanyahu, mas seguirá na coalizão parlamentar. A decisão evita eleições antecipadas, por ora.

O movimento ocorre após disputa sobre alistamento obrigatório de judeus ultraortodoxos. Outro partido religioso, o UTJ, também deixou o governo.

Islândia registra nona erupção vulcânica na península de Reykjanes

Foto: Reprodução/Twitter

Um vulcão entrou em erupção pela nona vez desde 2023 na península de Reykjanes, sudoeste da Islândia. A atividade começou na madrugada de quarta (10), com lava jorrando de uma fissura no solo.

A vila de Grindavik e a Lagoa Azul foram evacuadas por precaução. Desde 2023, a maioria dos moradores deixou a região após sucessivas erupções e venda de imóveis ao governo.