Putin convoca 160 mil jovens para ampliar forças militares da Rússia | Vero Notícias Putin convoca 160 mil jovens para ampliar forças militares da Rússia
pesquisa
 | 
menu

Putin convoca 160 mil jovens para ampliar forças militares da Rússia

Foto: Presidência da Rússia/ Fotos Públicas

O presidente Vladimir Putin convocou 160 mil homens entre 18 e 30 anos para o serviço militar obrigatório, na maior chamada desde 2011.

A medida visa expandir as Forças Armadas russas, após a elevação do efetivo autorizado para 2,39 milhões de oficiais.

A Rússia afirma que os novos recrutas não serão enviados à guerra na Ucrânia, embora já haja registros de mortes de conscritos em combates. A convocação ocorre em meio à intensificação dos confrontos, com novos ataques russos e resistência ucraniana.

notícias relacionadas

Portugal atribui apagão a falha na rede elétrica da Espanha

Foto: divulgação

A REN, operadora elétrica de Portugal, informou que a queda no fornecimento de energia no país foi causada por falha na rede espanhola, ligada a um fenômeno atmosférico raro, a “vibração atmosférica induzida”.

Segundo a REN, oscilações em linhas de alta tensão provocadas por variações extremas de temperatura afetaram a rede. A recuperação completa pode levar até uma semana, com retomada gradual do sistema.

Trump volta a sugerir anexação do Canadá em mensagem eleitoral

Foto: Tia Dufour/Casa Branca

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a defender a anexação do Canadá como o "51º estado americano" em mensagem publicada nesta segunda-feira (28) na rede Truth Social, durante as eleições legislativas canadenses.

Trump pediu aos canadenses que elejam um líder que aceite a proposta, prometendo benefícios econômicos e militares. Autoridades canadenses, no passado, já rejeitaram a ideia como "loucura".

Ucrânia oferece apoio a Espanha e Portugal após apagões

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O ministro da Energia da Ucrânia, German Galuschenko, afirmou que o país está pronto para ajudar na restauração das redes de energia da Espanha e de Portugal após os apagões desta segunda-feira (28).

Galuschenko destacou que a Ucrânia acumulou experiência no reparo de redes energéticas devido a ataques russos. Governos ibéricos investigam as causas da queda de energia, enquanto descartam, por ora, ataque cibernético.

Portugal e Espanha enfrentam apagão generalizado nesta segunda-feira

Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (28), Espanha e Portugal sofreram um apagão generalizado, afetando também as telecomunicações por rede móvel. A falha deixou a circulação do metrô interrompida, com passageiros sendo retirados das estações em Lisboa.

Em Portugal, quase toda a Europa foi afetada, com exceção de Luxemburgo, enquanto a situação na Alemanha ainda está sendo avaliada. A comunicação ficou restrita a dados móveis e aplicativos de mensagens.