Putin declara apoio à adesão da Venezuela nos Brics | Vero Notícias Putin declara apoio à adesão da Venezuela nos Brics
pesquisa
 | 
menu

Putin declara apoio à adesão da Venezuela nos Brics

Foto: Pavel Bednyakov, RIA Novoski

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que as posições da Rússia e do Brasil não coincidem em relação à entrada da Venezuela nos Brics.

Em entrevista durante a cúpula do bloco em Kazan, Putin expressou apoio à adesão da Venezuela, ao contrário do Brasil, que não deseja a inclusão do país vizinho devido às tensões com o governo de Nicolás Maduro, especialmente após as eleições contestadas internacionalmente.

Putin reforçou sua boa relação com o presidente Lula e ressaltou que considera Maduro um vencedor legítimo nas eleições venezuelanas.

notícias relacionadas

Trump volta a atacar Powell e pressiona por corte de juros

Foto: Gage Skidmore/Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar publicamente o presidente do Fed, Jerome Powell, chamando-o de “burro” e “teimoso” por resistir à redução dos juros. A crítica ocorreu pouco antes de Powell depor na Câmara.

Trump quer cortes mais agressivos e afirmou que os juros deveriam estar “dois a três pontos abaixo”. O Fed, porém, manteve a taxa entre 4,25% e 4,5% ao ano pela quarta vez seguida.

Trump descarta mudança de regime no Irã para evitar caos

Foto: Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que não deseja uma mudança de regime no Irã, por temer maior instabilidade no Oriente Médio. “Uma mudança de regime exige caos, e idealmente não queremos ver tanto caos”, disse a bordo do Air Force One.

Trump defendeu a retomada da estabilidade e disse que o Irã pode prosperar economicamente, desde que não desenvolva armas nucleares. “Eles devem ser capazes de reconstruir e fazer um bom trabalho”, afirmou.

China apoia Irã na busca por cessar-fogo “genuíno”, diz Wang Yi

Foto: Xinhua/Zhang Ling

O chanceler chinês Wang Yi afirmou nesta terça-feira (24) que Pequim apoia o Irã na busca por um “cessar-fogo genuíno”, após 12 dias de conflito com Israel. A trégua foi mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e anunciada na segunda-feira (23).

Segundo Wang, a China defende que o Irã preserve sua soberania e segurança enquanto busca restaurar a normalidade. A declaração foi feita após conversa telefônica com o ministro iraniano Abbas Araghchi.

Trump critica Israel e Irã por violação de cessar-fogo

Foto: Gage Skidmore/Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) estar “realmente insatisfeito” com Israel e Irã após o rompimento do cessar-fogo anunciado no dia anterior, mediado pelos próprios Estados Unidos.

A crítica surge após Israel acusar o Irã de lançar mísseis, o que o governo iraniano nega. Trump reforçou em sua rede que o cessar-fogo continua e que não haverá ataques, ironizando com um “aceno de avião” dos caças israelenses.

Otan define gasto mínimo de 5% do PIB com defesa

Foto: Reprodução/Eropean Union

A Otan anunciou nesta segunda-feira (24) que os países-membros deverão investir no mínimo 5% do PIB em defesa. A decisão foi tomada durante a cúpula da aliança em Haia, diante da guerra entre Rússia e Ucrânia e da pressão dos EUA.

O secretário-geral Mark Rutte chamou a medida de “salto histórico”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a Europa “acordou militarmente”. Os membros também prometeram 35 bilhões de euros à Ucrânia em 2025.