Rubio diz que EUA seguirão na Otan e cobra mais gastos militares dos aliados | Vero Notícias Rubio diz que EUA seguirão na Otan e cobra mais gastos militares dos aliados
pesquisa
 | 
menu

Rubio diz que EUA seguirão na Otan e cobra mais gastos militares dos aliados

Foto: Michael Vadon/Reprodução

Durante reunião da Otan em Bruxelas nesta quinta-feira (3/4), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o país continuará comprometido com a aliança militar e classificou como “histeria” as especulações sobre um possível afastamento dos Estados Unidos.

Rubio afirmou que o presidente Donald Trump apoia a Otan, mas cobrou mais investimentos dos países membros. Ele sugeriu que os aliados elevem os gastos com defesa para 5% do PIB, acima da meta atual de 2%.

“Vamos continuar na aliança, mas queremos que a Otan seja mais forte, que seja mais viável”, disse Rubio, ao pedir que a reunião defina um “caminho realista” para o futuro da organização.

notícias relacionadas

Papa Francisco aparece no Vaticano e pede paz em mensagem de Páscoa

Foto: reprodução/X

Milhares de fiéis se reuniram neste Domingo de Páscoa na Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco, ainda em recuperação de uma pneumonia, apareceu na sacada da Basílica. Com voz fraca, saudou os presentes e abençoou-os.

Como previsto pela Santa Sé, o Papa contou com a ajuda de um colaborador para ler sua mensagem. No discurso, Francisco fez um forte apelo por paz, liberdade religiosa e desarmamento.

Europa muda estratégia após 10 anos da crise migratória

Foto: guarda costeira italiana

Dez anos após o naufrágio que matou mais de 800 imigrantes no Mediterrâneo e simbolizou a crise migratória de 2015, a União Europeia mudou sua abordagem.

Em vez de operações de resgate em larga escala, o bloco agora aposta em parcerias com países africanos para conter o fluxo migratório antes que ele chegue à Europa.

OMS alerta para impacto dos cortes americanos em áreas de conflito

Foto: reprodução/X

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou neste domingo (20) que os cortes da ajuda internacional dos Estados Unidos podem agravar crises humanitárias em zonas de conflito.

A redução de recursos compromete serviços essenciais de saúde, especialmente em locais como Gaza e Sudão, onde os sistemas hospitalares já estão colapsados.

Intoxicação por cloro hospitaliza 17 pessoas na Colômbia

Foto: reprodução/bombeiros

Uma intoxicação em massa por cloro atingiu 17 moradores de um condomínio em Ricaurte, na Colômbia, neste sábado (19). O incidente ocorreu após a má manipulação de produtos químicos pelo piscineiro do local, segundo os Bombeiros.

A mistura incorreta causou uma pequena explosão e uma nuvem tóxica que contaminou o ambiente. Entre os afetados, há três crianças. Todos foram levados a centros médicos da região.

Israel admite erros em ataque a socorristas em Gaza

Foto: Ashraf Amra/Anadolu Agency

Israel concluiu que o ataque que matou 14 socorristas palestinos e um funcionário da ONU em março foi causado por "falhas profissionais", e não execução. O subcomandante do Batalhão Golani foi demitido.

O Exército reconheceu erros como desobediência a ordens e destruição indevida de ambulâncias. Imagens mostram que os veículos estavam sinalizados, contrariando a versão inicial dos militares.