pesquisa
 | 
menu

Trump planeja “pressão máxima” contra Maduro

Foto: Gage Skidmore/Reprodução

Com início previsto para 20 de janeiro, o governo de Donald Trump planeja uma política de “pressão máxima” contra a Venezuela, colocando o regime de Nicolás Maduro no centro de sua política externa para a América Latina.

Trump não descarta diálogo com a Venezuela, mas insiste em uma abordagem rígida e colaborativa com países da região, sem priorizar um conflito armado.

O Brasil será incentivado a manter uma postura firme contra Maduro, com a decisão recente de não reconhecer a eleição venezuelana sendo vista como um ponto positivo para o alinhamento diplomático, é o que aponta a Folha de São Paulo.

notícias relacionadas

EUA pressionam Apple e Google para remover TikTok em 2025

Foto: Divulgação

Deputados dos EUA solicitaram que Apple e Google estejam prontas para retirar o TikTok de suas lojas de aplicativos até 19 de janeiro de 2025.

A medida depende do cumprimento de uma lei que exige que a ByteDance, controladora do TikTok, venda a plataforma a uma empresa confiável dos EUA.

Rússia ataca infraestrutura ucraniana em retaliação a ofensiva

Foto: KCNA/ Divulgção/ Agência Lusa/ Agência Brasil

A Rússia lançou um grande ataque contra a Ucrânia nesta sexta-feira (13), mirando instalações de combustível e energia, em resposta a um ataque ucraniano com mísseis de longo alcance, fornecidos pelos EUA.

Segundo o Ministério da Defesa russo, foram utilizados mísseis de alta precisão e drones de ataque para atingir infraestruturas estratégicas que suportam a indústria de defesa da Ucrânia.

Musk critica SEC após exigência de multa sobre compra de ações do Twitter

Foto: Reprodução/YouTube

Elon Musk revelou em sua plataforma X que a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) exigiu que ele pagasse uma multa não especificada em 48 horas para resolver acusações relacionadas à sua falha em divulgar as compras iniciais de ações do Twitter em 2022.

Em uma carta enviada ao presidente da SEC, Gary Gensler, o advogado de Musk, Alex Spiro, afirmou que a agência ameaçou apresentar acusações caso Musk não aceitasse o acordo.

Municípios desistem de ações no Reino Unido contra a Samarco

foto: Agência Senado

Quatro municípios desistiram de ações judiciais no Reino Unido contra a Samarco para aderir ao acordo de indenização no Brasil, que prevê R$ 170 bilhões em reparações. As prefeituras de Córrego Novo (MG), Sobrália (MG), Conceição da Barra (ES) e São Mateus (ES) receberam a primeira parcela nesta sexta-feira, 13.

O acordo, homologado pelo STF em novembro, destina R$ 6,1 bilhões a 49 municípios atingidos pelo desastre de Mariana, com pagamento em 20 parcelas. Outras 11 cidades já receberam os valores iniciais neste mês.

MPF desiste de recorrer em caso de procurador da Lava Jato

foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal decidiu não recorrer da decisão que livrou o procurador Diogo Castor de Mattos da demissão por financiar um outdoor em apoio à Lava Jato. A ação pedia a demissão com base em decisão do CNMP.

O procurador Elton Venturi argumentou que a conduta não configura improbidade administrativa após mudanças na lei de 2021. Decisões recentes do STJ e STF também embasam a desistência de recurso.