Zelensky confirma visita aos EUA para discutir acordo sobre recursos minerais | Vero Notícias Zelensky confirma visita aos EUA para discutir acordo sobre recursos minerais
pesquisa
 | 
menu

Zelensky confirma visita aos EUA para discutir acordo sobre recursos minerais

Foto: Divulgação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que visitará os EUA após anunciar um “acordo preliminar” sobre o interesse de Donald Trump em recursos minerais ucranianos.

Trump afirmou que a assinatura do acordo deve ocorrer durante a visita. Ele já mencionou valores entre US$ 350 e US$ 500 bilhões como compensação pela assistência dos EUA à Ucrânia na guerra.

Zelensky negou que a Ucrânia tenha uma dívida com os EUA e considerou injusta a cessão dos recursos exigidos. Os termos do acordo ainda não foram divulgados.

notícias relacionadas

Departamento de Musk ajudará em investigação sobre vazamento

Foto: divulgação/X

A Casa Branca anunciou que o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), influenciado por Elon Musk, participará da investigação sobre o vazamento acidental de mensagens estratégicas dos EUA a um jornalista.

O conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, admitiu ter criado o grupo no Signal, mas minimizou o impacto do vazamento. Já o secretário de Estado, Marco Rubio, reconheceu o erro e prometeu mudanças para evitar novas falhas.

Jornal revela vazamento de dados e senhas de autoridades do governo Trump

Foto: divulgação/instagram

Uma investigação do jornal Der Spiegel identificou que dados sensíveis de autoridades do governo Trump, como senhas, emails e números de telefone, estão disponíveis na internet, em bases vazadas e fóruns da deep web.

Os dados foram encontrados por meio de ferramentas comerciais e podem facilitar ataques cibernéticos, espionagem e até tentativas de chantagem. Informações estavam associadas a perfis em aplicativos como WhatsApp, Signal e redes sociais.

Governo Trump planeja cortar financiamento à aliança global de vacinas

Foto: Divulgação

O governo dos EUA pretende encerrar o financiamento à Gavi, aliança global que fornece vacinas a países em desenvolvimento. Segundo documento obtido pelo New York Times, o plano faz parte de cortes mais amplos em ajuda externa, incluindo programas contra malária.

A Gavi estima ter salvado 19 milhões de vidas em 25 anos, com os EUA respondendo por 13% de seu orçamento.

Judiciário dos EUA cria força-tarefa para proteger juízes após ataques de Trump

Foto: REUTERS/Kevin Wurm

Diante de crescentes ataques do ex-presidente Donald Trump e aliados, o Judiciário dos EUA lançou uma força-tarefa para proteger a segurança e independência dos tribunais. A medida ocorre após ameaças de cortes de verbas.

A força-tarefa será liderada pelo juiz James Bredar, conhecido por bloquear demissões em massa promovidas por Trump, e inclui juízes nomeados por presidentes de ambos os partidos.