Alckmin se reunirá com secretário dos EUA para discutir tarifas | Vero Notícias Alckmin se reunirá com secretário dos EUA para discutir tarifas
pesquisa
 | 
menu

Alckmin se reunirá com secretário dos EUA para discutir tarifas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, terá uma reunião virtual nesta sexta-feira (28) com o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, para debater as tarifas impostas pelo governo Trump.

As novas taxas afetam produtos brasileiros, incluindo aço e alumínio, que terão acréscimo de 25%. Alckmin afirmou que há espaço para negociação, citando acordos anteriores que estabeleceram cotas para exportação.

A taxação faz parte da política comercial de Trump, que prevê medidas de reciprocidade contra produtos importados de diversos países.

notícias relacionadas

Bolsonaro não irá ao STF no segundo dia de julgamento

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro não comparecerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (26) para acompanhar o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi confirmada por seu advogado.

A Primeira Turma do STF analisará o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para abrir ação penal contra Bolsonaro e outros sete aliados. O relator, Alexandre de Moraes, apresentará seu voto, seguido dos demais ministros.

Kassab cogita governo de SP e agita aliados de Tarcísio e Bolsonaro

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A possível candidatura de Gilberto Kassab (PSD) ao governo de São Paulo em 2026, caso Tarcísio de Freitas dispute a Presidência, gerou desconforto no bolsonarismo.

Jair Bolsonaro reagiu com ironia e aliados avaliam que Kassab tem força política, por controlar o PSD, que cresceu no interior paulista. Apesar de rusgas antigas, Kassab e Bolsonaro se reaproximaram, inclusive em pautas como a anistia.

Acordos anulados: réus do 8 de janeiro voltam a ser investigados por omitir participação nos atos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos 12 réus do 8 de janeiro que haviam fechado acordos com a Justiça para encerrar seus processos (ANPPs) tiveram os tratos rescindidos após a Polícia Federal apontar que participaram ativamente da invasão às sedes dos Três Poderes — algo que não constava ou foi omitido nas confissões.

Os novos elementos, como vídeos feitos pelos próprios réus, foram usados pela PGR para justificar a anulação dos acordos, aceitos pelo ministro Alexandre de Moraes.

Lula intensifica agenda no Japão e mira comércio com Mercosul

Foto: Ricardo Stuckert / PR

No terceiro dia de viagem ao Japão, o presidente Lula será recebido pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, com quem deve assinar acordos e falar à imprensa. A agenda inclui ainda jantar oficial com ministros brasileiros e autoridades japonesas.

A visita, que marca o retorno de Lula a compromissos internacionais após pausa médica em 2024, tem como foco ampliar as relações comerciais, discutir clima e multilateralismo e retomar as negociações para um acordo entre o Mercosul e o Japão.