Alckmin vê guerra comercial como impulso para acordo Mercosul-UE | Vero Notícias Alckmin vê guerra comercial como impulso para acordo Mercosul-UE
pesquisa
 | 
menu

Alckmin vê guerra comercial como impulso para acordo Mercosul-UE

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta quinta-feira (20) que a guerra comercial pode fortalecer o multilateralismo e acelerar a implementação do acordo entre Mercosul e União Europeia.

A declaração ocorreu durante evento em Campinas, onde Alckmin destacou que o pacto beneficiará ambos os blocos e precisa avançar rapidamente.

O acordo, fechado em dezembro de 2024 após mais de 20 anos de negociações, ainda precisa ser ratificado pelos países membros para entrar em vigor.

notícias relacionadas

TCU aponta impacto da LGPD na transparência de dados públicos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Auditoria do TCU identificou que órgãos públicos removem ou deixam de atualizar informações essenciais, afetando a transparência e o controle social. A justificativa genérica de conformidade com a LGPD tem gerado interrupções em serviços oferecidos à sociedade civil.

O relatório aponta a necessidade de equilibrar proteção de dados e transparência, recomendando à CGU a criação de diretrizes integradas. Também foram feitas recomendações a outros órgãos públicos.

André Esteves busca reunião com Lula, mas segue sem resposta

Foto: Divulgação/ BTG Pactual digital

O presidente do BTG Pactual, o banqueiro André Esteves, tem buscado uma reunião com o presidente Lula, mas, até agora, não obteve retorno. A movimentação do banco para estreitar laços com o governo ocorre desde o retorno do PT ao Palácio do Planalto, mas a abordagem cresceu duas semanas antes do Carnaval.

A falta de resposta da presidência sinaliza um distanciamento entre Lula e André Esteves, em um momento de articulações no setor bancário.

“STF julga fatos e provas, não casuísmos”, diz Flávio Dino sobre denúncia contra Bolsonaro

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (17) que o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe será conduzido sem influência de interesses políticos.

"Ninguém ali vai arriscar a sua biografia, a sua ética profissional, julgando casuisticamente pessoas", disse após Bolsonaro criticar a rapidez do processo no ato de domingo que pediu anistia aos investigados do 8 de janeiro. O ex-presidente chegou a comparar o processo ao do Mensalão.

Brasil e Palestina pedem fim de ataques e ajuda humanitária em Gaza

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Brasil e a Palestina defenderam, nesta segunda-feira (17), a necessidade de um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza e condenaram a suspensão da entrada de ajuda humanitária e energia elétrica no território. A posição foi manifestada durante a V Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas Bilaterais, realizada em Brasília.

“A retirada completa das forças israelenses, a libertação de reféns e um mecanismo robusto para garantir o acesso humanitário são urgentes”, afirmaram as delegações em comunicado conjunto. Os representantes também destacaram preocupação com a expansão de assentamentos na Cisjordânia e ataques de colonos contra civis palestinos.

TCU agenda para maio julgamento sobre compra de respiradores na pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) marcou para 21 de maio o julgamento sobre possíveis irregularidades na compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia de Covid-19. A aquisição, no valor de R$ 48,7 milhões, foi feita junto à empresa Hempcare, que não entregou os aparelhos.

Os auditores do TCU responsabilizaram Carlos Gabas, ex-secretário-executivo do Consórcio, e o ex-gerente-administrativo Valderir Claudino de Souza. A área técnica recomendou multa e inabilitação para função pública, mas a decisão final caberá aos ministros da corte.