pesquisa
 | 
menu

Anistia a envolvidos no 8 de Janeiro entra em negociações no Congresso

A anistia aos participantes dos ataques de 8 de janeiro se tornou peça-chave nas negociações para a liderança do Congresso.

Arthur Lira, presidente da Câmara, retirou o projeto da CCJ, criando uma comissão especial para discutir o tema, atrasando a tramitação e buscando apoio de partidos rivais, como PL e PT, à candidatura de Hugo Motta.

Em conversas privadas, Jair Bolsonaro, foco da anistia, mostrou interesse na proposta, vendo na iniciativa uma possibilidade de reversão de sua inelegibilidade.

notícias relacionadas

Gleisi Hoffmann alerta para avanço da extrema direita

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a vitória de Donald Trump nos EUA é um alerta para o campo democrático, destacando a necessidade de preparo para o enfrentamento político.

Ela citou a reação de Jair Bolsonaro celebrando o resultado como exemplo do fortalecimento da extrema direita.

STF aprova contratação de servidores sem estabilidade pela CLT

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou nesta quarta-feira (6) a mudança constitucional que flexibiliza o regime jurídico único dos servidores públicos, permitindo contratações pela CLT sem estabilidade.

O voto prevalente foi do ministro Gilmar Mendes, com apoio de outros sete ministros, enquanto a relatora Cármen Lúcia e dois outros ministros votaram contra.

STF retoma julgamento sobre restrições a laqueaduras e vasectomias

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (6) o julgamento da ação que questiona a lei que limita laqueaduras e vasectomias a homens e mulheres maiores de 21 anos com pelo menos dois filhos.

O processo, relatado pelo ministro Nunes Marques, foi iniciado em abril e agora segue com os votos dos ministros.

Eduardo Bolsonaro comemora vitória de Trump e projeta futuro conservador

Foto: Reprodução/YouTube

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) celebrou a vitória de Donald Trump nos EUA em uma live nesta quarta-feira (6).

Eduardo, que acompanhou a apuração no clube de Trump, afirmou que o mundo está se tornando mais conservador e insinuou que esse cenário pode se repetir no Brasil em 2026, com maior apoio parlamentar e aliados internacionais.

Lira abre P20 e defende maior participação feminina na política

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Arthur Lira, presidente da Câmara, iniciou nesta quarta-feira (6) a conferência do P20, grupo de parlamentares do G20, no Congresso Nacional.

Lira enfatizou a importância da participação equânime de mulheres na política como prioridade global e essencial para fortalecer as democracias.