Após 132 dias, GDF não detalha viagem de Celina à China | Vero Notícias Após 132 dias, GDF não detalha viagem de Celina à China
pesquisa
 | 
menu

Após 132 dias, GDF não detalha viagem de Celina à China

Foto: Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal está há 132 dias sem prestar detalhes sobre a viagem da vice-governadora Celina Leão e a comitiva de autoridades do Palácio do Buriti à China, que ocorreu entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2024. Também sem resposta está o requerimento de informação protocolado pelo distrital Chico Vigilante há meses.

O pedido do parlamentar local foi apresentado após reportagem do portal Vero Notícias revelar que o Palácio do Buriti não esclareceu quem pagou os custos das passagens e das hospedagens na China para que a comitiva visitasse a empresa chinesa CRRC, companhia investigada por corrupção internacional.

No ofício, o petista solicita um relatório detalhado com “gastos, agendas e motivações da viagem”. Até o momento, contudo, o governo silencia sobre o detalhamento da visita.

notícias relacionadas

PF descobre golpe de R$ 2 bilhões com auxílio e FGTS via Caixa Tem

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal revelou um esquema que desviou ao menos R$ 2 bilhões em cinco anos, atingindo beneficiários de programas sociais, FGTS e seguro-desemprego. O golpe, com apoio de funcionários da Caixa Econômica, envolvia fraudes digitais no aplicativo Caixa Tem.

Investigadores identificaram que os criminosos usavam dados vazados para alterar cadastros no app, assumindo o controle das contas por meio de senhas fraudadas. Com isso, realizavam saques, pagamentos e transferências via PIX.

Senado discutirá resposta a tarifas dos EUA e sabatina de diplomatas

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado se reúne nesta terça-feira (22) para discutir a criação de um grupo de trabalho que formule estratégias contra os impactos das tarifas impostas pelos EUA. A proposta é do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que alerta para o avanço do protecionismo internacional.

O grupo deve contar com ao menos dez consultores do Senado e estudar medidas de incentivo às exportações, infraestrutura regional e negociações internacionais. Trad defende uma postura mais ativa do Congresso frente às mudanças no comércio global.

Ações por vínculo empregatício crescem 57% com foco na pejotização, aponta TST

foto: Warley Andrade/TV Brasil

A Justiça do Trabalho recebeu 285.055 ações em 2024 pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício, alta de 57% em relação a 2023, segundo o TST. O avanço está ligado ao aumento das disputas envolvendo “pejotização”, prática em que trabalhadores são contratados como pessoa jurídica.

A maioria das ações alega fraude nas relações de trabalho e é baseada nos cinco critérios clássicos para caracterizar vínculo: subordinação, pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e alteridade. Em resposta, o STF suspendeu todos os processos do tipo até julgar o tema com repercussão geral, após reconhecer divergências entre tribunais.

OAB-DF manifesta pesar pela morte do Papa Francisco

Foto: Divulgação

A OAB do Distrito Federal e a CAADF manifestaram pesar pela morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril de 2025. Em nota, destacaram o papel do pontífice como defensor dos direitos humanos e promotor do diálogo inter-religioso.

As entidades ressaltaram a importância de sua liderança espiritual, apontando que seus gestos e palavras serviram como inspiração na busca pela paz, dignidade humana e justiça social — valores que também norteiam a advocacia e o Estado Democrático de Direito.

Ibaneis Rocha se manifesta sobre morte de Papa Francisco

Foto: Divulgação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lamentou a morte do Papa Francisco e destacou seu legado de humildade, misericórdia e compromisso com os pobres. Ele relembrou encontros pessoais com o pontífice, o último em novembro de 2024, quando Francisco pediu orações.

Ibaneis afirmou que, ao escolher o nome Francisco, o papa consagrou seu pontificado aos ideais do santo de Assis, tornando-se voz para os pobres e as minorias. “A vida não é tirada, é transformada”, citou, encerrando a homenagem com votos de paz e reverência à memória do pontífice.