Barroso critica sistema eleitoral e defende debate sobre modelo distrital | Vero Notícias Barroso critica sistema eleitoral e defende debate sobre modelo distrital
pesquisa
 | 
menu

Barroso critica sistema eleitoral e defende debate sobre modelo distrital

Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (26) que o atual sistema de eleição para a Câmara dos Deputados “funciona muito mal” e defendeu a necessidade de um novo modelo eleitoral. A declaração foi feita durante um painel promovido pelo BTG Pactual.

Barroso criticou a votação proporcional com votos nos partidos, argumentando que o sistema gera distanciamento entre eleitores e eleitos. Segundo ele, os cidadãos não sabem exatamente quem ajudaram a eleger, enquanto os deputados não têm clareza sobre a quem devem prestar contas.

O ministro afirmou que a maioria dos integrantes do STF e parte da classe política defendem a adoção do modelo distrital misto, no qual os deputados seriam eleitos por votação majoritária em distritos dentro de cada estado.

notícias relacionadas

Jantar de Moraes para Rodrigo Pacheco reúne ministros do STF

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Ag. Senado

O ministro Alexandre de Moraes organiza um jantar nesta terça-feira (18) em Brasília para homenagear Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado. Todos os ministros do STF foram convidados.

Pacheco, que comandou o Senado por dois mandatos, resistiu às pressões bolsonaristas para abrir processos de impeachment contra ministros da Corte, o que o tornou uma figura bem-vista no Judiciário.

Gleisi Hoffmann critica ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA e chama de “fuga”

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira (18) que a viagem do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos é uma “fuga” e uma “encenação desesperada”. Segundo ela, a família Bolsonaro tenta se vitimizar enquanto enfrenta investigações.

Eduardo anunciou que se licenciará temporariamente do mandato para morar nos EUA, alegando que buscará sanções contra supostos “violadores de direitos humanos”. O ex-presidente Jair Bolsonaro será julgado pelo STF no dia 25 de março, por tentativa de golpe de Estado.

Deputados fecham acordo sobre presidência das comissões da Câmara

Foto: Agência Brasil

Após três semanas de negociação, os deputados chegaram a um acordo sobre a presidência das comissões da Câmara nesta terça-feira (18). O PL comandará a Comissão de Saúde, o União Brasil ficará com a Comissão de Constituição e Justiça, e a Federação PT-PV-PCdoB assumirá a Cultura.

A indefinição sobre a Comissão de Minas e Energia travou o acordo durante o dia, com PL e PSD disputando o colegiado. No início da noite, decidiu-se que o PSD assumirá a comissão, abrindo mão do Turismo e ficando com a Comissão do Esporte.

Deputado defende que debate sobre anistia fique restrito ao Congresso

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Rubens Pereira Jr (PT-MA) afirmou que a esquerda deve concentrar o debate sobre anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro no Congresso Nacional, evitando manifestações populares sobre o tema.

Para ele, a prioridade deve ser discutir pautas que impactam diretamente a população, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Comissão da CLDF aprova Cleber Monteiro para o Iges-DF em meio a críticas

Foto: Reprodução

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (18), a indicação de Cleber Monteiro Fernandes para a presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF). A nomeação foi aprovada por 12 votos favoráveis, cinco contrários e duas abstenções.

Parlamentares de oposição criticaram o modelo de gestão do instituto. O deputado Gabriel Magno (PT) afirmou que este será o oitavo presidente do Iges-DF em seis anos. “Não resta dúvida de que o modelo não dá conta. Virou sinônimo de crise da saúde”, disse. Fábio Felix (Psol) reforçou: “É contra o modelo, não a pessoa”.