Bolsonaro orienta oposição a realizar ato único no Rio em 16 de março, diz ex-secretário | Vero Notícias Bolsonaro orienta oposição a realizar ato único no Rio em 16 de março, diz ex-secretário
pesquisa
 | 
menu

Bolsonaro orienta oposição a realizar ato único no Rio em 16 de março, diz ex-secretário

Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) determinou que o único ato da oposição aconteça no Rio de Janeiro, em 16 de março.

Segundo o ex-secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, qualquer outro chamamento seria “oportunismo político”.

Bolsonaro expressou receio de que manifestações em outros estados resultem em declarações que possam ser usadas contra ele pelo STF. O ato em Copacabana abordará temas como liberdade de expressão, segurança, custo de vida e “Anistia já”.

notícias relacionadas

Frente Parlamentar propõe regulamentar pagamento de salários em ativos virtuais

Frente Parlamentar Pelo Livre Mercado / Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar Pelo Livre Mercado apresentou um projeto a Câmara para regulamentar o pagamento de salários, remunerações e benefícios em ativos virtuais.

Segundo o autor da proposta, deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), o texto visa "modernizar a legislação trabalhista e permitir essa modalidade mediante acordo entre empregador e empregado".

PSOL aciona STF contra nova regra de repasse de emendas no Congresso

Foto: Carlos Moura/STF

O PSOL protocolou um requerimento no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a nova forma de repasse das emendas de líderes no Congresso, aprovada na última semana. A sigla argumenta que a medida reduz a transparência ao ocultar os autores das emendas quando os recursos são liberados.

Para o partido, a resolução representa uma “nova fase do orçamento secreto” e contraria as diretrizes de transparência cobradas pelo ministro Flávio Dino. O PSOL pede que o Congresso se abstenha de aprovar medidas que desrespeitem decisões do STF sobre o tema.

MPDFT apura denúncias de crimes militares no Distrito Federal

Foto: Divulgação / MPDFT

Entre julho e dezembro de 2024, o MPDFT recebeu 212 pedidos de investigação de crimes militares, resultando na abertura de 24 inquéritos e uma ação penal. A Polícia Militar afirma que as denúncias são investigadas com transparência.

Casos recentes de violência policial foram registrados em Brasília, incluindo agressões físicas e uso de armas não letais. A Corregedoria da PM e a Comissão de Direitos Humanos da CLDF acompanham as ocorrências.

TCU aponta impacto da LGPD na transparência de dados públicos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Auditoria do TCU identificou que órgãos públicos removem ou deixam de atualizar informações essenciais, afetando a transparência e o controle social. A justificativa genérica de conformidade com a LGPD tem gerado interrupções em serviços oferecidos à sociedade civil.

O relatório aponta a necessidade de equilibrar proteção de dados e transparência, recomendando à CGU a criação de diretrizes integradas. Também foram feitas recomendações a outros órgãos públicos.

André Esteves busca reunião com Lula, mas segue sem resposta

Foto: Divulgação/ BTG Pactual digital

O presidente do BTG Pactual, o banqueiro André Esteves, tem buscado uma reunião com o presidente Lula, mas, até agora, não obteve retorno. A movimentação do banco para estreitar laços com o governo ocorre desde o retorno do PT ao Palácio do Planalto, mas a abordagem cresceu duas semanas antes do Carnaval.

A falta de resposta da presidência sinaliza um distanciamento entre Lula e André Esteves, em um momento de articulações no setor bancário.