Brasil cai 6 posições no Índice de Democracia, diz Economist | Vero Notícias Brasil cai 6 posições no Índice de Democracia, diz Economist
pesquisa
 | 
menu

Brasil cai 6 posições no Índice de Democracia, diz Economist

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil caiu do 51º para o 57º lugar no Índice de Democracia 2024, segundo relatório da Economist Intelligence Unit divulgado nesta quinta-feira (27). O país obteve 6,49 pontos e segue classificado como uma “democracia imperfeita”.

A análise cita como fator para a queda a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes de bloquear o X durante parte da campanha eleitoral de 2024. O estudo também menciona a polarização política e investigações sobre desinformação.

O índice avalia a democracia em 167 países com base em critérios como participação política e liberdades civis. A Noruega lidera o ranking com 9,81 pontos.

notícias relacionadas

Érika Hilton denuncia presidente da Conmebol por racismo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada Érika Hilton (Psol-SP) denunciou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, à Justiça Federal e ao Ministério das Relações Exteriores por racismo. Ela também pediu que ele fosse declarado "persona non grata" no Brasil, comunicou pelo X (ex-Twitter).

Domínguez fez a declaração após um sorteio da Libertadores, comparando a competição sem times brasileiros a "Tarzan sem a Chita". O comentário gerou forte reação, e o governo brasileiro repudiou as palavras do dirigente.

STF deve julgar lei paulista sobre trabalho análogo à escravidão

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará nesta quarta-feira (19) a constitucionalidade da Lei 14.946 de 2013, sancionada por Geraldo Alckmin, que combate o trabalho análogo à escravidão. A CNC questiona a lei, alegando inconstitucionalidade ao responsabilizar empresas por atos de terceiros.

A lei prevê a cassação da inscrição estadual para empresas condenadas por exploração de trabalho escravo. A PGR se posicionou contra a responsabilização de sócios, enquanto a AGU defende a atuação federal.

Senador Otto Alencar propõe incentivos fiscais para frete e alimentos

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O senador Otto Alencar (PSD-BA) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criação de incentivos fiscais para o frete, visando conter a inflação sobre alimentos. Lula ouviu o pedido e prometeu retomar a discussão nos próximos dias.

Alencar propõe que os incentivos sejam voltados a pessoas e empresas que prestam serviços de transporte, com o objetivo de reduzir o preço dos alimentos.

PT busca ajuda do TSE para empréstimo de urnas eletrônicas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PT se reunirá com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, nesta quarta-feira (19) para pedir apoio no empréstimo de urnas eletrônicas. O partido pretende usar os equipamentos na eleição interna de 2025, com 1,3 milhão de filiados participando da escolha dos novos dirigentes.

Cinco TREs estão dificultando o empréstimo devido a questões logísticas. O PT quer que a ministra encontre uma solução para o problema.

Avaliação vê enfraquecimento de Haddad e teme recessão em 2025

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A avaliação do mercado financeiro sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, piorou significativamente, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19).

As avaliações negativas subiram de 24% para 58% desde dezembro, enquanto as positivas caíram de 41% para apenas 10%. Para 85% dos entrevistados, Haddad perdeu força no governo, e 93% consideram que a política econômica segue na direção errada.