pesquisa
 | 
menu

Brasil defende direitos de pessoas com deficiências psicossociais na ONU

Foto: Claudio Kbene/PR

O Brasil defendeu, durante a consulta sobre a Resolução 52/12 do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, uma abordagem dos direitos das pessoas com deficiências psicossociais baseada na perspectiva dos direitos humanos.

Alex Reinecke, representante do governo, destacou as políticas para promover autonomia e inclusão dessas pessoas, além de combater a discriminação.

Ele ressaltou esforços do atual governo para reverter o desmonte de políticas de saúde mental e fortalecer a agenda de direitos das pessoas com deficiência. A reunião, realizada em Genebra, discutiu desafios e boas práticas para garantir esses direitos.

notícias relacionadas

STF retoma julgamento sobre restrições a laqueaduras e vasectomias

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (6) o julgamento da ação que questiona a lei que limita laqueaduras e vasectomias a homens e mulheres maiores de 21 anos com pelo menos dois filhos.

O processo, relatado pelo ministro Nunes Marques, foi iniciado em abril e agora segue com os votos dos ministros.

Eduardo Bolsonaro comemora vitória de Trump e projeta futuro conservador

Foto: Reprodução/YouTube

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) celebrou a vitória de Donald Trump nos EUA em uma live nesta quarta-feira (6).

Eduardo, que acompanhou a apuração no clube de Trump, afirmou que o mundo está se tornando mais conservador e insinuou que esse cenário pode se repetir no Brasil em 2026, com maior apoio parlamentar e aliados internacionais.

Lira abre P20 e defende maior participação feminina na política

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Arthur Lira, presidente da Câmara, iniciou nesta quarta-feira (6) a conferência do P20, grupo de parlamentares do G20, no Congresso Nacional.

Lira enfatizou a importância da participação equânime de mulheres na política como prioridade global e essencial para fortalecer as democracias.

SC fecha contrato sem licitação para telemedicina

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O governo de Santa Catarina, liderado por Jorginho Mello (PL), firmou um contrato sem licitação com a empresa Integra Saúde Medicina para prestação de serviços de telemedicina, com validade até 2027 e custo superior a R$ 640 milhões.

A Secretaria de Saúde justificou a ausência de licitação com base na Lei 13.303/2016, que permite parcerias estratégicas por meio de processos administrativos.

Rio registra aumento na positividade de testes de Covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou o "Panorama Covid-19" que aponta um aumento discreto na taxa de positividade em testes rápidos de Covid-19 entre 20 e 26 de outubro.

Na rede pública, os testes rápidos aumentaram de 9,1% para 11,07%, e na rede privada, de 8,72% para 9,86%.