Câmara aprova projeto que garante exclusão de conteúdo online por menores | Vero Notícias Câmara aprova projeto que garante exclusão de conteúdo online por menores
pesquisa
 | 
menu

Câmara aprova projeto que garante exclusão de conteúdo online por menores

Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que permite a crianças e adolescentes, por meio de representante legal, pedir a exclusão de conteúdos da internet que possam gerar constrangimento ou dano psicológico. O texto segue para o Senado.

A medida se aplica a casos envolvendo violências física, psicológica, sexual, institucional ou patrimonial. Provedores deverão retirar os conteúdos após notificação.

O projeto também criminaliza a divulgação de dados de menores vítimas ou testemunhas, com pena de 2 a 4 anos de reclusão.

notícias relacionadas

Empreendedorismo bate recorde de lucro e impulsiona renda

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O empreendedorismo se consolida como motor do mercado de trabalho, aponta levantamento da FGV Social. Pequenos negócios registraram lucros recordes no final de 2024, impulsionados por programas como o Acredita no Primeiro Passo.

O ministro Wellington Dias destacou que o incentivo ao microcrédito e à capacitação geram renda e reduzem desigualdades. Para o pesquisador Marcelo Neri, "o desafio é fortalecer o ecossistema empreendedor, com atenção especial à Classe C".

Deputada denuncia marido por agressão e pede medida de proteção

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada federal Marussa Boldrin (MDG-GO) afirmou nesta segunda-feira (28) que denunciou o marido por agressão e solicitou uma medida protetiva. O relato foi feito por meio das redes sociais da parlamentar.

Marussa afirmou ter vivido um relacionamento abusivo, com agressões psicológicas desde o nascimento da primeira filha, que evoluíram para violência física em 2023 e novamente neste ano.

Senado vota PEC do Idoso e projetos sobre educação nesta semana

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, o Senado Federal concentra as sessões desta semana em Plenário na terça (29) e quarta-feira (30). Entre as pautas está a PEC 81/2025, que inclui a proteção ao idoso nas competências legislativas.

Também devem ser analisados projetos que regulamentam o uso do Símbolo Internacional de Acessibilidade, permitem a aplicação de recursos inativos da educação e ampliam o acesso de pessoas com deficiência a espaços públicos.

CLDF aprova pedido de explicações ao BRB sobre compra do Banco Master

Fotos: Renato Araújo / GDF

A Câmara Legislativa do DF aprovou nesta segunda-feira (28) pedido de informações ao BRB sobre a aquisição do Banco Master. O requerimento, apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSOL), cobra detalhes da negociação e impactos ao banco público.

O parlamentar quer saber se foram realizados estudos técnicos, qual o valor da operação e quais recursos estão sendo usados na compra. O requerimento foi aprovado pela Mesa Diretora e encaminhado à presidência do banco.

Projeto propõe conselhos populares para fiscalizar transporte público no DF

Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

A minuta do projeto de tarifa zero no transporte público do DF prevê a criação de conselhos populares para fiscalizar e avaliar o serviço. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (25) pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa.

Segundo a secretária da comissão, Fernanda Azevedo, a medida busca ampliar a participação social na gestão do sistema de transporte. Os conselhos fariam parte da implementação progressiva da gratuidade, priorizando regiões mais vulneráveis.