pesquisa
 | 
menu

Chico Vigilante critica norma que altera direitos dos servidores

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

O deputado Chico Vigilante (PT) repudiou a Instrução Normativa nº 01, publicada pela Secretaria de Economia do DF no último dia de 2024. Segundo ele, a medida “é um ataque direto aos direitos dos servidores públicos do Distrito Federal” e foi imposta “sem respaldo legal e sem aprovação da Câmara Legislativa, como prevê a Constituição Federal”.

A norma estabelece mudanças como o parcelamento do 13º salário, o fracionamento das férias e alterações no adicional de férias. “Essas mudanças prejudicam os trabalhadores e comprometem o planejamento financeiro dos servidores”, afirmou Vigilante.

A Bancada do PT apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos da medida. Apesar do recesso parlamentar, Vigilante garantiu: “Vamos trabalhar para anular essa decisão e garantir a proteção dos servidores públicos do DF”.

notícias relacionadas

Bancada evangélica vota majoritariamente contra o governo, aponta levantamento

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Composta por 218 deputados, a Frente Parlamentar Evangélica registra uma taxa de governismo de 59%, segundo o Radar do Congresso, abaixo da média geral da Câmara (72%).

Embora mais alinhada ao governo do que partidos como Novo (20%) e PL (30%), a bancada vota contra o governo em proporção maior que 18 outras legendas.

Zema fortalece candidatura à Presidência com novo marqueteiro

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), avança na construção de sua candidatura à Presidência em 2026, contratando Renato Pereira, estrategista experiente em campanhas políticas.

A mudança busca reformular sua imagem, alinhando-se à direita moderada sem perder apoio bolsonarista. Zema confirmou estar disponível para a disputa e descartou a possibilidade de ser vice, reafirmando seu objetivo de protagonismo.

Veja: Caiado critica portaria de Lewandowski e diz que Brasil não é a Suécia

VÍDEO
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

“Rei do Lixo” investigado por visitas políticas durante esquema de desvios

Foto: Agência Brasil

O empresário Marcos de Moura, conhecido como "Rei do Lixo", realizou 27 visitas à Câmara dos Deputados entre 2022 e 2023, principalmente à liderança do União Brasil. Investigado por suspeita de desviar recursos de emendas, Moura é acusado de usar sua filiação ao partido para fortalecer sua influência política.

Ele também teria facilitado contratos irregulares em Campo Formoso (BA), cidade administrada pelo irmão do deputado Elmar Nascimento, que confirmou encontros com Moura.

Bolsonaristas esperam apoio de Trump e Musk, mas enfrentam ceticismo

Foto: Divulgação/Casa Branca

Com Donald Trump de volta à presidência dos EUA, aliados de Jair Bolsonaro esperam apoio contra o STF e Alexandre de Moraes, mas enfrentam dúvidas sobre ações concretas. Trump prioriza interesses americanos, e o Brasil é secundário em sua agenda.

Elon Musk, próximo de Trump e crítico de Moraes, é visto como um possível aliado, mas ainda não há sinais de medidas práticas.