CLDF retira exigência de quórum mínimo para sessões de debate | Vero Notícias CLDF retira exigência de quórum mínimo para sessões de debate
pesquisa
 | 
menu

CLDF retira exigência de quórum mínimo para sessões de debate

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) alterou as regras e não exigirá mais quórum mínimo para a realização de sessões de debate. A mudança, publicada nesta quinta-feira (27) no Diário da Casa, foi definida pelo presidente Wellington Luiz (MDB) após proposta do deputado Chico Vigilante (PT).

Pela nova regra, quando a Ordem do Dia não for publicada na data anterior, a sessão será convertida em debate sem votação de propostas. Além disso, a presença de pelo menos seis deputados em Plenário deixa de ser obrigatória para a realização dessas discussões.

Wellington Luiz justificou a decisão alegando que as sessões de debate têm natureza distinta das ordinárias, pois servem apenas para manifestações parlamentares, sem deliberação de proposições.

notícias relacionadas

Érika Hilton denuncia presidente da Conmebol por racismo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada Érika Hilton (Psol-SP) denunciou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, à Justiça Federal e ao Ministério das Relações Exteriores por racismo. Ela também pediu que ele fosse declarado "persona non grata" no Brasil, comunicou pelo X (ex-Twitter).

Domínguez fez a declaração após um sorteio da Libertadores, comparando a competição sem times brasileiros a "Tarzan sem a Chita". O comentário gerou forte reação, e o governo brasileiro repudiou as palavras do dirigente.

STF deve julgar lei paulista sobre trabalho análogo à escravidão

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará nesta quarta-feira (19) a constitucionalidade da Lei 14.946 de 2013, sancionada por Geraldo Alckmin, que combate o trabalho análogo à escravidão. A CNC questiona a lei, alegando inconstitucionalidade ao responsabilizar empresas por atos de terceiros.

A lei prevê a cassação da inscrição estadual para empresas condenadas por exploração de trabalho escravo. A PGR se posicionou contra a responsabilização de sócios, enquanto a AGU defende a atuação federal.

Senador Otto Alencar propõe incentivos fiscais para frete e alimentos

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O senador Otto Alencar (PSD-BA) sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criação de incentivos fiscais para o frete, visando conter a inflação sobre alimentos. Lula ouviu o pedido e prometeu retomar a discussão nos próximos dias.

Alencar propõe que os incentivos sejam voltados a pessoas e empresas que prestam serviços de transporte, com o objetivo de reduzir o preço dos alimentos.

PT busca ajuda do TSE para empréstimo de urnas eletrônicas

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O PT se reunirá com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, nesta quarta-feira (19) para pedir apoio no empréstimo de urnas eletrônicas. O partido pretende usar os equipamentos na eleição interna de 2025, com 1,3 milhão de filiados participando da escolha dos novos dirigentes.

Cinco TREs estão dificultando o empréstimo devido a questões logísticas. O PT quer que a ministra encontre uma solução para o problema.