pesquisa
 | 
menu

Conselheira da chapa de Cleber Lopes à OAB-DF foi demitida da AGU

Foto: divulgação

A advogada e conselheira da chapa do candidato Cleber Lopes à presidência da OAB-DF, Indira Ernesto Silva Quaresma chegou a ser demitida da Advocacia-Geral da União (AGU) devido à prática de improbidade administrativa em setembro.

De acordo com a AGU, a demissão ocorreu após a “constatação de que Indira não observou as normas legais e regulamentares do cargo que ocupava”.

A justificativa do órgão federal também apontou que a advogada atuou em questões relacionadas à Fazenda Pública Federal, possivelmente utilizando seu cargo público para “obter vantagens pessoais ou para terceiros, em detrimento da dignidade da função pública”.

notícias relacionadas

STF avalia devolução de tributos em tarifas de energia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli liberou para julgamento no STF a questão sobre a devolução de tributos indevidos nas tarifas de energia.

A decisão, que já conta com maioria favorável, aguarda nova data de análise pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso.

Ministra da Cultura destaca avanços culturais sob o governo Lula

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez um pronunciamento em rede nacional nesta segunda (4), no Dia Nacional da Cultura, ressaltando os avanços nas políticas culturais sob o governo de Lula.

Ela citou a aprovação da Lei Paulo Gustavo, a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e a ampliação da Lei Rouanet.

Lula expressa pesar pela morte do fotojornalista Evandro Teixeira

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Lula expressou pesar pela morte de Evandro Teixeira, destacando-o como uma referência no fotojornalismo brasileiro e mundial.

Com 70 anos de carreira, Teixeira registrou momentos históricos, como o golpe de 1964 e manifestações de 1968, além de eventos como a visita da rainha Elizabeth ao Brasil.

Governo do Pará sanciona plano contra desmatamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a lei que cria o Plano Estadual Amazônia Agora, visando combater o desmatamento e alcançar a neutralidade de carbono até 2030. O plano inclui a Força Estadual de Combate ao Desmatamento e o Fundo da Amazônia Oriental.

A proposta prevê incentivo a práticas de baixo carbono e envolve comunidades locais. O cumprimento das metas será monitorado por um núcleo permanente e um painel científico.

Fazenda apresenta quadro fiscal e Casa Civil convocará ministérios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A assessoria do Ministério da Fazenda informou que, em reunião nesta segunda-feira (4), o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, junto com as propostas em discussão.

A pasta destacou que outros ministérios serão convocados pela Casa Civil nesta terça-feira (5) para opinar e contribuir com base nas mesmas informações.