Consultoria da Câmara alerta para risco jurídico em projeto sobre restos a pagar | Vero Notícias Consultoria da Câmara alerta para risco jurídico em projeto sobre restos a pagar
pesquisa
 | 
menu

Consultoria da Câmara alerta para risco jurídico em projeto sobre restos a pagar

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

A Consultoria de Orçamento da Câmara apontou que o projeto que libera o pagamento de restos a pagar compromete a segurança jurídica ao retomar despesas já extintas.

A equipe técnica alerta que a proposta pode abrir precedentes para a reativação de gastos cancelados, impactando o orçamento de 2025 e 2026 em R$ 4,36 bilhões.

O projeto, já aprovado no Senado, tramita em regime de urgência e deve ser votado após o Carnaval, em meio a negociações entre o Congresso e o STF sobre emendas parlamentares.

notícias relacionadas

PSOL e Novo votam juntos em pautas específicas na Câmara

Foto: Agência Brasil

Apesar de ideologias opostas, PSOL e Novo têm votado de forma semelhante em temas como regras eleitorais e transparência pública. A coincidência ocorre por terem bancadas pequenas e maior liberdade para posicionamentos ideológicos.

Ambos votaram contra novas regras de emendas parlamentares e medidas que consideram prejudiciais à fiscalização. As motivações, no entanto, são distintas: o PSOL critica políticas de austeridade e defende o investimento social, enquanto o Novo rejeita aumento de gastos públicos.

Gleisi e Lindbergh processam Gustavo Gayer por comentários ofensivos

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A ministra Gleisi Hoffmann e o deputado federal Lindbergh Farias, ambos do PT, moveram uma ação por danos morais contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer na Justiça do Distrito Federal.

O processo se refere a comentários considerados abjetos por parte de Gayer, que insinuou, com conotação sexual, que Gleisi teria sido “oferecida” pelo governo a parlamentares.

Lula se reaproxima de Edson Fachin, ministro do STF ligado à reforma agrária

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula tem feito gestos de aproximação com o ministro Edson Fachin, do STF, com quem mantinha distanciamento devido à atuação do magistrado na Lava-Jato.

Estimulada por interlocutores do governo, a reaproximação leva em conta o passado de Fachin ligado à reforma agrária — ele foi procurador-geral do Incra. Nos últimos encontros com ministros do Supremo, Lula passou a manter conversas mais frequentes e cordiais com Fachin.

Investigações no STF se agravam com ataques de Eduardo Bolsonaro a Alexandre de Moraes

Foto: divulgação/X

A ofensiva de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o ministro Alexandre de Moraes nos EUA provocou mal-estar entre advogados de investigados no inquérito da tentativa de golpe de Estado, prestes a ser analisado pela Primeira Turma do STF.

O discurso agressivo do deputado licenciado, que chamou a Polícia Federal de "gestapo", é visto como prejudicial por colegas de defesa, que temem retaliações ou o endurecimento do julgamento. A postura, dizem, dificulta tentativas de distensão nos bastidores e pode comprometer até pedidos técnicos das defesas.

Aliada de João Vaccari assume diretoria no Aeroporto de Guarulhos com apoio da Previ

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ana Maria Érnica, ex-diretora do Sindicato dos Bancários e ligada a João Vaccari Neto, foi nomeada diretora administrativa do Aeroporto de Guarulhos com salário de R$ 45 mil e mandato até 2027.

Indicada pela Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, sua nomeação reacende os holofotes sobre a influência de Vaccari em cargos estratégicos durante o governo Lula. Embora Érnica tenha sido absolvida no caso Bancoop, sua presença em posição de compliance e agora na diretoria gera questionamentos.