Contarato cobra na CCJ votação de projeto contra supersalários | Vero Notícias Contarato cobra na CCJ votação de projeto contra supersalários
pesquisa
 | 
menu

Contarato cobra na CCJ votação de projeto contra supersalários

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) cobrou nesta quarta-feira (2) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado a análise do projeto que impõe regras para limitar os supersalários no serviço público. A proposta já foi aprovada na Câmara e aguarda votação no Senado.

Contarato afirmou que aproximadamente 25 mil servidores recebem mais de R$ 100 mil por mês, com casos que chegam a R$ 1 milhão. “Enquanto isso um professor da educação básica não ganha o piso salarial”, comparou.

Contarato afirmou que a proposta não visa “atacar cargos, mas reduzir desigualdades” ao comentar o salário de juízes.

notícias relacionadas

Sem cumprir quarentena, ex-diretor da Fazenda lança escritório após atuar na tributária

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Daniel Loria, ex-diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária (Sert), abriu um escritório de advocacia menos de dois meses após deixar o cargo no Ministério da Fazenda.

Especializado na reforma tributária, o escritório foi lançado em fevereiro e promove eventos com detalhes do novo sistema de tributos. A Lei de Conflito de Interesses exige quarentena de seis meses, mas Loria foi autorizado pela Comissão de Ética a atuar, com restrições.

Relatório da CPI das Bets deve propor ações contra vício

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), antecipou que o relatório final da comissão incluirá propostas legislativas para combater a ludopatia, o vício em jogos de azar.

Entre as sugestões estão limite de acesso a plataformas, trava de gastos em cartões de crédito, restrições à propaganda e uso de tecnologias para controle de cadastro. O encerramento da CPI está previsto para 30 de abril, mas membros defendem prorrogação.

Paris aposta na COP30 em Belém como marco da esperança

Foto: Divulgação

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou que a COP30, que será realizada em novembro em Belém, representa uma "cúpula da esperança", especialmente por ocorrer dez anos após o Acordo de Paris sobre o clima.

Ela elogiou a liderança do presidente Lula e das autoridades brasileiras, destacando o simbolismo político da realização do evento na Amazônia. Hidalgo defende o papel dos prefeitos na luta climática e lembrou ações locais em Paris, como a redução de carros, o aumento de áreas verdes e a reabilitação do rio Sena.

No DF, PSB articula nominata com nomes “fortes” à Câmara em 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O PSB Nacional articula a formação de uma nominata competitiva de candidatos do Distrito Federal para a Câmara dos Deputados em 2026. Segundo fontes ligadas à cúpula nacional do partido, a legenda busca "atrair ao menos três nomes" com potencial de votos para fortalecer a bancada federal.

A movimentação faz parte da estratégia do PSB de ampliar a representatividade da sigla no Congresso. Paralelamente, a sigla já definiu que o ex-interventor na segurança de Brasília Ricardo Capelli será o candidato ao Governo do DF, com o intuito de impulsionar os demais candidatos da legenda.

Atuação de Dino no STF marca embates e cautela

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A atuação de Flávio Dino no 8 de janeiro foi decisiva para sua ida ao STF e selou sua aproximação com Alexandre de Moraes. No tribunal, Dino enfrentou resistências políticas, mas conquistou espaço com decisões firmes.

Sua liminar contra o pagamento das emendas do orçamento secreto tensionou a relação com o Congresso, encerrando a trégua com parlamentares. Dino foi acusado de atuar como braço de Lula no STF.