Defesa de Bolsonaro pede impedimento de Dino e Zanin no STF | Vero Notícias Defesa de Bolsonaro pede impedimento de Dino e Zanin no STF
pesquisa
 | 
menu

Defesa de Bolsonaro pede impedimento de Dino e Zanin no STF

foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o impedimento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin no julgamento do inquérito do golpe. O pedido foi comunicado ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, nesta segunda-feira (24).

Os advogados argumentam que Dino e Zanin, indicados por Lula, já ajuizaram ações contra Bolsonaro e, por isso, não poderiam participar do julgamento. Se o pedido for aceito, os ministros seriam substituídos por Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

A defesa já havia solicitado o afastamento de Alexandre de Moraes do caso, mas os pedidos foram negados pelo STF. O julgamento de Bolsonaro ocorrerá na Primeira Turma da Corte.

notícias relacionadas

Submarino com 6,5 toneladas de cocaína e três brasileiros é interceptado no Atlântico

Foto: divulgação internet

Três brasileiros foram presos em um submarino semissubmersível que transportava 6,5 toneladas de cocaína, interceptado em uma operação conjunta entre autoridades de Portugal e Espanha no oceano Atlântico.

Além dos brasileiros, também foram detidos um colombiano e um espanhol. Segundo as autoridades, os tripulantes eram treinados e a operação, chamada Nautilus, contou com o apoio da Marinha e Força Aérea portuguesa.

Câmara convida Haddad, Gleisi e Galípolo para discutir Imposto de Renda e inflação

Foto: Frame Emar Nobre/Canal Gov

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) convites aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para participarem de audiências no colegiado.

Haddad e Gleisi deverão discutir o projeto de lei da reforma do Imposto de Renda (PL 1.087/2025), que propõe isenção para salários de até R$ 5 mil e tributa rendas superiores a R$ 50 mil mensais.

Bolsonaro repete desinformações sobre Lula em novo discurso

Foto: divulgação/X

Durante fala nesta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro repetiu dois boatos já desmentidos amplamente desde a campanha de 2022: a falsa frase de Lula justificando roubo de celular e a polêmica do gorro com a sigla “CPX”.

A declaração sobre o roubo de celular são edições de uma entrevista de Lula em 2017, distorcendo seu conteúdo original. Já o “gorro do CPX” foi associado de forma enganosa ao tráfico, quando, na verdade, a sigla significa apenas "complexo".

Pesquisa aponta que Lula e Tarcísio empatam tecnicamente em simulação de 2º turno

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Futura Inteligência divulgada nesta quarta-feira (26) mostra empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em um eventual segundo turno em 2026. Tarcísio aparece com 42,3% e Lula com 37,6%.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, o que configura empate técnico. O levantamento ouviu 1.000 pessoas entre 19 e 22 de março, com índice de confiança de 95%.

Dilma destaca papel dos emergentes em fórum econômico na China

Foto: Divulgação

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, participou nesta quarta-feira (26) do Fórum de Desenvolvimento da China 2025, em Xangai. O encontro reuniu autoridades e executivos para discutir desenvolvimento sustentável.

Dilma defendeu o fortalecimento da governança global e investimentos em infraestrutura inclusiva. Também destacou a relevância dos mercados emergentes como motores do crescimento econômico. A ex-presidente ressaltou a colaboração público-privada como essencial para enfrentar desafios globais.