pesquisa
 | 
menu

Deputados questionam tramitação conjunta da PEC de corte de gastos

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Os deputados Kim Kataguiri (União-SP) e Mendonça Filho (União-PE) afirmaram nesta terça (3) que a PEC de corte de gastos não pode ser apensada a outra já analisada pela CCJ, como cogitam líderes do governo.

Kataguiri destacou que o regimento da Câmara permite apensação apenas se as PECs estiverem no mesmo estágio de tramitação. Mendonça pediu a relatoria do texto, ainda sem definição.

O governo busca aprovar a PEC, parte de um pacote fiscal de R$ 70 bilhões, até o fim do ano, apesar das resistências.

notícias relacionadas

Damares Alves recorre contra decisão sobre resolução do Conanda

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recorreu nesta terça (21) da decisão que extinguiu sua ação contra a resolução do Conanda sobre aborto legal em menores vítimas de violência.

A juíza Liviane Vasconcelos havia rejeitado o pedido, alegando falta de legitimidade da senadora. A defesa argumentou que parlamentares têm direito de questionar normas, com base em parecer da PGR.

Lula sancionará programa para transição energética

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula sancionará nesta quarta (22) o Paten, programa que incentiva energia limpa e reduz combustíveis fósseis. O Fundo Verde, gerido pelo BNDES, financiará projetos de energia renovável e captura de carbono.

Empresas participantes terão acesso a recursos e poderão renegociar dívidas ao investir em sustentabilidade. Estados e municípios também poderão acessar os fundos via convênios.

CNSP pede suspensão da Fundação IBGE+ e denuncia gestão do órgão

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

A Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) enviou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (21), um pedido para suspender a Fundação IBGE+, alegando que a entidade foi criada sem autorização legislativa e ameaça a autonomia do IBGE.

A confederação também denuncia "investidas autoritárias" da gestão de Marcio Pochmann, incluindo decisões unilaterais e falta de diálogo com servidores.

Celso Sabino assumirá presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, será o primeiro brasileiro a presidir o Conselho Executivo da ONU Turismo. Ele assume o cargo nesta quarta-feira (22) para um mandato de 1 ano, após ser eleito em novembro com 35 votos.

O Brasil lidera o conselho em um ano estratégico, com a presidência rotativa do Brics e a realização da COP30 em Belém, cidade natal de Sabino. Em publicação no X, ele declarou que é “uma honra enorme” assumir o posto.

Vídeo: Presidente da COP30 classifica EUA como “ator essencial” em reunião de 2025

VÍDEO
Foto: Reprodução