Dilma Rousseff recebe alta e retoma trabalho no Banco do Brics | Vero Notícias Dilma Rousseff recebe alta e retoma trabalho no Banco do Brics
pesquisa
 | 
menu

Dilma Rousseff recebe alta e retoma trabalho no Banco do Brics

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A ex-presidente Dilma Rousseff recebeu alta hospitalar e deixou o hospital em Xangai, na China, na quinta-feira (27). Ela estava internada há uma semana devido a um quadro de neurite vestibular, inflamação que afeta o equilíbrio.

Segundo sua assessoria, Dilma retomou nesta sexta-feira (28) a rotina como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do Brics.

A ex-presidente, de 77 anos, mora na China desde 2023, quando foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a instituição financeira.

notícias relacionadas

Sucessão travada: Lula centraliza decisões e esvazia potenciais herdeiros políticos

Foto: Reprodução/YouTube

Ministros como Haddad, Tebet, Marina, Rui Costa e Alckmin enfrentam barreiras para se projetar como sucessores de Lula, que evita discutir 2026 e concentra decisões.

Mesmo com histórico de ex-presidenciáveis, eles têm atuação limitada no governo. Haddad sofre com rejeição, Marina enfrenta pressões ambientais, Tebet é deixada de fora de decisões orçamentárias, Rui se volta à Bahia e Alckmin atua pontualmente.

PSOL e Novo votam juntos em pautas específicas na Câmara

Foto: Agência Brasil

Apesar de ideologias opostas, PSOL e Novo têm votado de forma semelhante em temas como regras eleitorais e transparência pública. A coincidência ocorre por terem bancadas pequenas e maior liberdade para posicionamentos ideológicos.

Ambos votaram contra novas regras de emendas parlamentares e medidas que consideram prejudiciais à fiscalização. As motivações, no entanto, são distintas: o PSOL critica políticas de austeridade e defende o investimento social, enquanto o Novo rejeita aumento de gastos públicos.

Gleisi e Lindbergh processam Gustavo Gayer por comentários ofensivos

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A ministra Gleisi Hoffmann e o deputado federal Lindbergh Farias, ambos do PT, moveram uma ação por danos morais contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer na Justiça do Distrito Federal.

O processo se refere a comentários considerados abjetos por parte de Gayer, que insinuou, com conotação sexual, que Gleisi teria sido “oferecida” pelo governo a parlamentares.

Lula se reaproxima de Edson Fachin, ministro do STF ligado à reforma agrária

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula tem feito gestos de aproximação com o ministro Edson Fachin, do STF, com quem mantinha distanciamento devido à atuação do magistrado na Lava-Jato.

Estimulada por interlocutores do governo, a reaproximação leva em conta o passado de Fachin ligado à reforma agrária — ele foi procurador-geral do Incra. Nos últimos encontros com ministros do Supremo, Lula passou a manter conversas mais frequentes e cordiais com Fachin.

Investigações no STF se agravam com ataques de Eduardo Bolsonaro a Alexandre de Moraes

Foto: divulgação/X

A ofensiva de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o ministro Alexandre de Moraes nos EUA provocou mal-estar entre advogados de investigados no inquérito da tentativa de golpe de Estado, prestes a ser analisado pela Primeira Turma do STF.

O discurso agressivo do deputado licenciado, que chamou a Polícia Federal de "gestapo", é visto como prejudicial por colegas de defesa, que temem retaliações ou o endurecimento do julgamento. A postura, dizem, dificulta tentativas de distensão nos bastidores e pode comprometer até pedidos técnicos das defesas.