pesquisa
 | 
menu

Eleições 2024: alto índice de abstenções pode ser atribuído a uma postura cética da população, diz especialista

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A taxa de abstenção nas eleições municipais de 2024 chegou a 21,71%, um número considerado alto e segundo o consultor em Análise Política da BMJ Consultores Associados, Érico Oyama, a baixa participação pode ser atribuída a uma postura cética de parte da população em relação à política.

Um movimento, segundo o especialista, que se intensificou após a operação Lava Jato em 2014. Ele também observa que cidades com candidatos favoritos tendem a apresentar menor estímulo para votar.

Em São Paulo, a taxa de abstenção foi de 27,34%. “Uma explicação possível é que, diante do baixo nível da campanha, vários eleitores decidiram não ir votar por não se sentirem representados por nenhum dos candidatos”, explica Érico Oyama.

notícias relacionadas

ABC propõe novas faculdades públicas e expansão do ensino à distância

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Academia Brasileira de Ciências propôs criar faculdades federais voltadas exclusivamente ao ensino, visando ampliar o acesso ao ensino superior a custos menores.

O relatório divulgado sugere ainda expandir cursos noturnos e EaD em instituições públicas para atender à demanda de flexibilidade dos estudantes.

Estudo da USP relaciona ultraprocessados e dieta planetária

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pesquisa do Nupens da USP aponta que o alto consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil está associado a menor adesão à dieta planetária, que preconiza uma alimentação saudável e sustentável.

Alimentos in natura, como frutas e vegetais, contribuem para maior conformidade com essa dieta.

CCJ da Câmara votará proposta que restringe aborto no Brasil

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara incluiu na pauta desta semana uma proposta de emenda constitucional (PEC) que visa ampliar as restrições ao aborto no Brasil.

O texto, de autoria do ex-deputado Eduardo Cunha em 2012, propõe a "inviolabilidade do direito à vida desde a concepção", o que aumentaria as restrições ao aborto.

Governo usará Lei Rouanet para restauração da Praça dos Três Poderes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal usará a Lei Rouanet para financiar a 1ª fase da restauração da Praça dos Três Poderes em Brasília. O projeto, elaborado pelo Iphan, aguarda análise do Ministério da Cultura.

A obra, que será iniciada em março de 2025, inclui a revitalização de monumentos e espaços históricos, com o apoio de patrocinadores estatais e privados.

Unicef concede selo a 923 Cidades que “avançaram nas políticas para crianças e adolescentes”

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Arquivo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou 923 cidades do Brasil pelo avanço acima da média nacional nas políticas para crianças e adolescentes entre 2021 e 2024.

Esses municípios, onde vivem mais de 8 milhões de jovens, "destacaram-se na promoção de saúde, educação e proteção contra a violência", afirmou a instituição.