pesquisa
 | 
menu

Eleições, democracia, participação social e política

Foto: José Cruz/Agência Brasil

No Brasil, estamos próximos da realização de eleições municipais para a escolha de vereadores e prefeitos. Nas democracias atuais, eleições têm sido transformadas no único momento de participação social de pessoas, grupos, classes, nas quais nossas sociedades estão divididas. Com isso, a democracia tem sido reduzida ao ato de votar e escolher aqueles que serão os representantes da sociedade nas câmaras e congressos e aqueles que serão os governantes por algum período. Passadas as eleições, é como se a “democracia” tivesse acontecido e tudo termina por aí.

Essa redução da democracia às eleições de representantes e governantes prejudica não apenas ao chamado “regime democrático”, prejudica principalmente a elevação da consciência de todos à compreensão de que a democracia é (ou dever ser) participação igualitária no debate político-público e nas deliberações na sociedade. Essa participação é efetiva e ativa somente se as pessoas, grupos e classes tomam parte nas decisões e construção de ideias que se tornam instituições, normas e orientações na vida cotidiana de todos. O que solicita contínuo conhecimento do que almejam os diversos poderes sociais, nos seus intentos de governar a sociedade, e requer igualmente contínua atuação de todos no sentido de oferecer a esses poderes reflexões, problematizações ou contestações que possam constituir concordância ou reformulação do que é proposto à sociedade. Um tipo de atuação que somente ocorre(rá) com a participação de todos nos debates e ações que se pode organizar em movimentos sociais, grupos de pressão, grupos comunitários, associações, partidos etc. e continuamente…

A democracia de apenas eleições é sem conteúdo, sem dignidade e sem vida. É, no fundo, uma falsificação da democracia. Ainda mais quando, atualmente, as campanhas pelos votos realizadas por bom número decandidatos aos diversos postos servem-se da ignorância a que está submetida grande parte da sociedade em relação a assuntos e problemas, notadamente suas causas e possíveis soluções, superações. Campanhas que não buscamesclarecer a sociedade, conduzi-la à reflexão sobre suas próprias instituições e seus desacertos, pois muitas delas “vão ao ar”, nas TVs e rádios, servindo-se de preconceitos, estereótipos, pensamentos conservadores ou reacionários, que, contas feitas, representam uma ameaça ao progresso cultural e moral da sociedade.

Em sociedades que estorvam a participação social igualitária de todos, pela existência de instituições, relações sociais e certos preconceitos, tornar essa participação efetiva e ativamente cotidiana é o que deve ser buscado e promovido pelas democracias atuais. Para o que se exige tornar as eleições apenas um momento dessa participação, mas necessariamente incompleto, inacabado. Um momento que deve ser conectado a vários outros de participação ativa que correspondam também a continuidade das escolhas por eleições de representantes e governantes com o diálogo, a cobrança e os questionamento das ações e atuações desses mesmos representantes e governantes, por meio de canais e espaços da crítica e do debate autênticos.

As nossas democracias atuais ou promovem a participação social e política de todos – mas para o que se requer que promovam também uma educação que construa uma elevada consciência sobre as causas de vários dos problemas que afligem nossas sociedades, assim como é exigível que ninguém seja excluído dessa participação, por critérios infudamentados –, estimulando e convocando a todos a tomar parte no debate político-público e nas deliberações – ou arriscam-se a transformarem-se em simulacros. Se é que já não é o caso…

As opiniões contidas nessa coluna não refletem necessariamente a opinião do Veronotícias.com

notícias relacionadas

Governo do Pará sanciona plano contra desmatamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a lei que cria o Plano Estadual Amazônia Agora, visando combater o desmatamento e alcançar a neutralidade de carbono até 2030. O plano inclui a Força Estadual de Combate ao Desmatamento e o Fundo da Amazônia Oriental.

A proposta prevê incentivo a práticas de baixo carbono e envolve comunidades locais. O cumprimento das metas será monitorado por um núcleo permanente e um painel científico.

Fazenda apresenta quadro fiscal e Casa Civil convocará ministérios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A assessoria do Ministério da Fazenda informou que, em reunião nesta segunda-feira (4), o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, junto com as propostas em discussão.

A pasta destacou que outros ministérios serão convocados pela Casa Civil nesta terça-feira (5) para opinar e contribuir com base nas mesmas informações.

Tarcísio adia escolas cívico-militares em SP para 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiou para 2026 a implementação das escolas cívico-militares em São Paulo, inicialmente prevista para 2025.

O adiamento se deve a uma disputa judicial, com a lei suspensa pelo TJ-SP até decisão do STF sobre sua constitucionalidade. A interrupção judicial impediu consultas públicas nas escolas, essenciais para a adesão ao programa.

Bolsonaro critica Enem por tratar de pautas sociais em questões

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o Enem 2024, realizado neste domingo (3), por abordar temas sociais em suas questões.

Bolsonaro acusou o governo Lula de promover uma "agenda woke", que inclui pautas como igualdade racial e direitos LGBTQIA+, influenciando, segundo ele, o pensamento dos jovens brasileiros.

Décimo voo da FAB de resgate de brasileiros decola do Líbano

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O décimo voo da Operação Raízes do Cedro, destinada a resgatar brasileiros do Líbano, partiu de Beirute às 13h18 desta segunda-feira (4), com 213 passageiros e quatro animais de estimação.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) tem chegada prevista para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta terça-feira (5).