Embaixada do Reino Unido alerta turistas para segurança no Carnaval do Rio | Vero Notícias Embaixada do Reino Unido alerta turistas para segurança no Carnaval do Rio
pesquisa
 | 
menu

Embaixada do Reino Unido alerta turistas para segurança no Carnaval do Rio

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A embaixada do Reino Unido no Brasil publicou um vídeo nesta quinta-feira (27) com orientações de segurança para cidadãos britânicos que estarão no Carnaval do Rio de Janeiro. O alerta inclui cuidados com celulares, evitar o uso de joias e manter o passaporte em casa.

A prefeitura estima que 6 milhões de pessoas passem pela cidade entre 1º e 9 de março. Para reforçar a segurança, 26 mil agentes atuarão no policiamento e atendimento ao público durante a festa.

O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou que houve um aumento de 9% no número de blocos em relação ao ano passado, exigindo um reforço na gestão dos recursos humanos.

notícias relacionadas

PSOL aciona STF contra nova regra de repasse de emendas no Congresso

Foto: Carlos Moura/STF

O PSOL protocolou um requerimento no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a nova forma de repasse das emendas de líderes no Congresso, aprovada na última semana. A sigla argumenta que a medida reduz a transparência ao ocultar os autores das emendas quando os recursos são liberados.

Para o partido, a resolução representa uma “nova fase do orçamento secreto” e contraria as diretrizes de transparência cobradas pelo ministro Flávio Dino. O PSOL pede que o Congresso se abstenha de aprovar medidas que desrespeitem decisões do STF sobre o tema.

MPDFT apura denúncias de crimes militares no Distrito Federal

Foto: Divulgação / MPDFT

Entre julho e dezembro de 2024, o MPDFT recebeu 212 pedidos de investigação de crimes militares, resultando na abertura de 24 inquéritos e uma ação penal. A Polícia Militar afirma que as denúncias são investigadas com transparência.

Casos recentes de violência policial foram registrados em Brasília, incluindo agressões físicas e uso de armas não letais. A Corregedoria da PM e a Comissão de Direitos Humanos da CLDF acompanham as ocorrências.

TCU aponta impacto da LGPD na transparência de dados públicos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Auditoria do TCU identificou que órgãos públicos removem ou deixam de atualizar informações essenciais, afetando a transparência e o controle social. A justificativa genérica de conformidade com a LGPD tem gerado interrupções em serviços oferecidos à sociedade civil.

O relatório aponta a necessidade de equilibrar proteção de dados e transparência, recomendando à CGU a criação de diretrizes integradas. Também foram feitas recomendações a outros órgãos públicos.

André Esteves busca reunião com Lula, mas segue sem resposta

Foto: Divulgação/ BTG Pactual digital

O presidente do BTG Pactual, o banqueiro André Esteves, tem buscado uma reunião com o presidente Lula, mas, até agora, não obteve retorno. A movimentação do banco para estreitar laços com o governo ocorre desde o retorno do PT ao Palácio do Planalto, mas a abordagem cresceu duas semanas antes do Carnaval.

A falta de resposta da presidência sinaliza um distanciamento entre Lula e André Esteves, em um momento de articulações no setor bancário.

“STF julga fatos e provas, não casuísmos”, diz Flávio Dino sobre denúncia contra Bolsonaro

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (17) que o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe será conduzido sem influência de interesses políticos.

"Ninguém ali vai arriscar a sua biografia, a sua ética profissional, julgando casuisticamente pessoas", disse após Bolsonaro criticar a rapidez do processo no ato de domingo que pediu anistia aos investigados do 8 de janeiro. O ex-presidente chegou a comparar o processo ao do Mensalão.