pesquisa
 | 
menu

Empada com azeitona

Imagem ilustrativa criada a partir IA

Será por que a empada sem azeitona não tem graça? Provavelmente, porque não tem o efeito final que traduz o esperado sabor, deixado para o grand finale.

Comer e beber de graça tende a ser mais saboroso, especialmente para quem tem fome e sede de poder.
Um calote dado em uma festa de aniversário conjunta protagonizada por duas personagens, ditas “amigas inseparáveis”, uma advogada militante de tribunais superiores e uma magistrada federal teve um final nada convencional para o padrão de pessoas de alta graduação social.

A desembargadora foi quem organizou a festa, dando início aos pagamentos, de tudo informando à advogada, que dizia que acertaria a sua parte, no tempo oportuno. Foi assim que a magistrada arcou com todas as despesas, e contou com a boa fé da outra aniversariante, mas o fato é que esse tempo oportuno nunca chegou.

A festa, ocorrida na capital federal, teve um alto custo , regada a bebida e comida muito apreciadas pelos amigos das cortes de justiça e da advocacia. Terminado o exitoso evento, veio o momento do acerto financeiro. Foi então que a dileta amiga, uma boa defensora dos próprios interesses, como reza a cartilha da advocacia, informou que já havia cedido o espaço para a celebração, logo, nada mais teria a acertar.

As conversas evoluíram para que ela desse o claro recado, no sentido de que a magistrada se desse por bem recompensada por ter gozado do privilégio de comemorar o aniversário ao seu lado, uma profissional, cujo nome ascende entre os colegas da advocacia e da magistratura.

Um bom repórter sabe um pouco de tudo, sem se aprofundar em nenhuma das ciências. Assim, posso dizer que, com o pouco que estudei de psicologia, consigo reconhecer alguns traços narcisistas, dentre os quais a capacidade de encantar, proporcionando aos outros a sensação de que encontraram a pessoa mais maravilhosa do mundo. Um tanto diplomático quando lhe é conveniente e totalmente descortês ao fazer o descarte de quem não mais lhe interessa, o narcisista brilha sob os holofotes alheios.

Ao pesquisar a vida da nobre causídica, descobri que tem fama de dar péssimas referências de seus antigos funcionários, em geral, recém-formados em Direito que disputam uma oportunidade para dar os primeiros passos na advocacia. Sagaz em enganá-los, ela os atrai pelas promessas de crescimento profissional. Apelidado entre os jovens profissionais de “Escritório da Cilada”, estes fazem a sua pior descoberta ao saírem do escritório. Assim que tentam uma nova oportunidade, são de pronto rechaçados, já que a nobre advogada fornece péssimas referências aos possíveis contratantes.

A mensagem fica clara: “Se você não ficou aqui, então, não trabalhará em lugar algum sob a referência de meu valioso nome”.

De volta às nossas personagens iniciais, desolada, por ter entrado na aventura sem perceber o tamanho da cilada, a magistrada ouviu do amigo, ministro de uma corte superior de justiça, uma frase mais realista do que de consolo: “Foste a azeitona da empada dela”. Sábio ministro! Conseguiu definir a caloteira como uma alpinista social.

Se essa empada não levasse azeitona, a festa não lhe teria produzido tanta satisfação. Nossa encantadora narcista precisava dos convidados e, é claro, de um personagem coadjuvante e, ao mesmo tempo coringa, capaz de elevar o seu protagonismo e de bancar o champanhe e o buffet.

Essa história rendeu-me uma ressaca das bravas. Em um almoço, acompanhada de uma das convidadas da festa, ganhei uma taça de champanhe de cortesia, após uma sequência de bons drinks tomados enquanto, compenetrada, ouvia a história. Não tive um sono de qualidade. Não foi a saideira, tampouco as boas bebidas. Foi a ressaca da alma. Pergunto-me como alguém consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz. A ressaca moral é a pior de todas. Mas, pelo visto, nem todos a sentem.

As opiniões contidas nessa coluna não refletem necessariamente a opinião do Veronotícias.com

notícias relacionadas

Governo do Pará sanciona plano contra desmatamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a lei que cria o Plano Estadual Amazônia Agora, visando combater o desmatamento e alcançar a neutralidade de carbono até 2030. O plano inclui a Força Estadual de Combate ao Desmatamento e o Fundo da Amazônia Oriental.

A proposta prevê incentivo a práticas de baixo carbono e envolve comunidades locais. O cumprimento das metas será monitorado por um núcleo permanente e um painel científico.

Fazenda apresenta quadro fiscal e Casa Civil convocará ministérios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A assessoria do Ministério da Fazenda informou que, em reunião nesta segunda-feira (4), o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, junto com as propostas em discussão.

A pasta destacou que outros ministérios serão convocados pela Casa Civil nesta terça-feira (5) para opinar e contribuir com base nas mesmas informações.

Tarcísio adia escolas cívico-militares em SP para 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) adiou para 2026 a implementação das escolas cívico-militares em São Paulo, inicialmente prevista para 2025.

O adiamento se deve a uma disputa judicial, com a lei suspensa pelo TJ-SP até decisão do STF sobre sua constitucionalidade. A interrupção judicial impediu consultas públicas nas escolas, essenciais para a adesão ao programa.

Bolsonaro critica Enem por tratar de pautas sociais em questões

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o Enem 2024, realizado neste domingo (3), por abordar temas sociais em suas questões.

Bolsonaro acusou o governo Lula de promover uma "agenda woke", que inclui pautas como igualdade racial e direitos LGBTQIA+, influenciando, segundo ele, o pensamento dos jovens brasileiros.

Décimo voo da FAB de resgate de brasileiros decola do Líbano

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O décimo voo da Operação Raízes do Cedro, destinada a resgatar brasileiros do Líbano, partiu de Beirute às 13h18 desta segunda-feira (4), com 213 passageiros e quatro animais de estimação.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) tem chegada prevista para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta terça-feira (5).