pesquisa
 | 
menu

Exército indicia coronéis por carta golpista de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Exército indiciou três coronéis, Anderson Lima de Moura (ativa), Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo Cardoso (reserva), por incitar a indisciplina militar e fazer críticas indevidas, após investigação sobre uma carta de 2022 que pressionava o comando a impedir a posse de Lula.

A carta, vista como uma “ameaça de atuação armada” pelo STF, teve 37 signatários e resultou em punições disciplinares para 26 oficiais.

A Procuradoria de Justiça Militar agora avaliará o inquérito e decidirá sobre a possibilidade de denúncia. Advogados dos coronéis contestam a investigação, alegando falta de provas e acesso inadequado aos documentos, é o que revela O GLOBO.

notícias relacionadas

Vereador Pedro Rousseff, sobrinho de Dilma, questiona investigação da PF sobre doação de campanha

VÍDEO
Reprodução / Redes sociais

Gleisi Hoffmann alerta para avanço da extrema direita

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a vitória de Donald Trump nos EUA é um alerta para o campo democrático, destacando a necessidade de preparo para o enfrentamento político.

Ela citou a reação de Jair Bolsonaro celebrando o resultado como exemplo do fortalecimento da extrema direita.

STF aprova contratação de servidores sem estabilidade pela CLT

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou nesta quarta-feira (6) a mudança constitucional que flexibiliza o regime jurídico único dos servidores públicos, permitindo contratações pela CLT sem estabilidade.

O voto prevalente foi do ministro Gilmar Mendes, com apoio de outros sete ministros, enquanto a relatora Cármen Lúcia e dois outros ministros votaram contra.

STF retoma julgamento sobre restrições a laqueaduras e vasectomias

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (6) o julgamento da ação que questiona a lei que limita laqueaduras e vasectomias a homens e mulheres maiores de 21 anos com pelo menos dois filhos.

O processo, relatado pelo ministro Nunes Marques, foi iniciado em abril e agora segue com os votos dos ministros.

Eduardo Bolsonaro comemora vitória de Trump e projeta futuro conservador

Foto: Reprodução/YouTube

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) celebrou a vitória de Donald Trump nos EUA em uma live nesta quarta-feira (6).

Eduardo, que acompanhou a apuração no clube de Trump, afirmou que o mundo está se tornando mais conservador e insinuou que esse cenário pode se repetir no Brasil em 2026, com maior apoio parlamentar e aliados internacionais.