Funcionários da Novacap enfrentaram dificuldades para conseguir atendimento médico pelo convênio garantido em contrato com o Serviço Social da Indústria (SESI) do Distrito Federal. Ao chegarem ao posto de atendimento da entidade, muitos não têm conseguido consultar os médicos destinados pelo convênio, mesmo estando devidamente cadastrados.
No papel, os médicos e médicas que deveriam atender as demandas do convênio estabelecido entre o órgão e a entidade estão dispersos em vários lugares ao mesmo tempo. Nos registros do Ministério da Saúde, obtidos com exclusividade pelo portal Vero Notícias, cumprem turnos completos em diferentes unidades da cidade.
As médicas Márcia Rangel Bezerra de Sousa e Ludmila Santos Aguiar Ramos aparecem como empregadas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF) — que faz atendimento ao convênio dos funcionários da Novacap — e de outras instituições, somando jornadas que ultrapassam a carga horária semanal comum.
Se somadas todas as horas registradas de carga horaria de Márcia Rangel chegam a 90h semanais. São 40h horas destinadas a atendimentos no SESI-DF e outras 50h dividas em outras duas funções. Ou seja, para cumprir todos os horários, Márcia teria que trabalhar 13 horas diárias, sem folgas, o que extrapola os limites da legislação. (Veja abaixo)


Um funcionário da Novacap buscou atendimento com a médica Márcia Rangel Bezerra de Sousa, mas foi informado de que ela só atenderia beneficiários do convênio de “funcionários do BRB”.
Ludmila Ramos também está contratada pelo SESI-DF, no Posto Médico da Novacap, com carga de 40 horas semanais. Ao mesmo tempo, contudo, mantém vínculo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, onde cumpre 36 horas semanais. Somados, os turnos chegam a 76 horas, segundo dados obtidos por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O SESI-DF, classificado como policlínica ambulatorial, funciona nos turnos da manhã e tarde, atendendo pacientes particulares e referenciados, o que reforça a necessidade da presença das profissionais no local.