pesquisa
 | 
menu

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu na Lava Jato

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do STF, anulou todas as condenações da Lava Jato contra o ex-ministro José Dirceu, devolvendo seus direitos políticos e retirando-o da condição de ficha-suja.

A decisão foi baseada no entendimento da 2ª Turma do STF que declarou Sergio Moro suspeito para julgar Lula, estendendo esse entendimento a Dirceu por considerar que as ações contra ele serviram de “alicerce” para denúncias posteriores contra Lula.

Dirceu ainda tinha uma condenação pendente por envolvimento no esquema da Petrobras, com pena de 27 anos definida pelo STJ, mas a decisão de Gilmar Mendes pode anular o caso, é o que aponta o UOL.

notícias relacionadas

Pesquisa revela falta de banheiro em mais de 6 mil domicílios em favelas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Censo Demográfico 2022 do IBGE revelou que mais de seis mil domicílios em favelas no Brasil não possuíam banheiro ou sanitário.

De um total de 5,5 milhões de domicílios com esse perfil, a maioria tinha banheiro exclusivo, enquanto 23.610 contavam apenas com sanitário ou buraco para despejo.

IBGE aponta desigualdade no acesso a saneamento em favelas

Foto: Imagens/TV Brasil

O Censo 2022 revelou que muitas favelas e comunidades urbanas ainda enfrentam desafios no acesso a serviços básicos de saneamento.

Cerca de 500 mil residências não têm ligação com a rede de água e quase 1 milhão utilizam fossas rudimentares para esgoto. Além disso, 13,2% das casas com banheiro não têm esgotamento adequado.

Xi Jinping visitará o Brasil para cúpula do G20 e visita a Brasília

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da China, Xi Jinping, estará no Brasil de 17 a 21 de novembro, a convite do presidente Lula, para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pela vice-ministra das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, em postagem no X.

Haddad e governo discutem ajustes fiscais para contenção de gastos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o presidente Lula e outros ministros para finalizar um pacote de cortes de gastos públicos, mas o anúncio ainda não foi feito, gerando incertezas e queda na Bolsa.

Entre as propostas discutidas estão mudanças no seguro-desemprego, no abono salarial e em programas sociais, que enfrentam resistência do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e das centrais sindicais.

Aliados projetam Eduardo Paes como candidato ao governo do Rio em 2026

Foto: Divulgação

Após vencer a eleição municipal no primeiro turno, Eduardo Paes (PSD) surge como favorito para a disputa ao governo do Rio de Janeiro em 2026, de acordo com aliados e políticos próximos.

Embora o prefeito do Rio negue oficialmente a intenção, figuras como o deputado Pedro Paulo e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, já defendem publicamente sua candidatura.