Gleisi afirma que sua gestão priorizará alianças para 2026 | Vero Notícias Gleisi afirma que sua gestão priorizará alianças para 2026
pesquisa
 | 
menu

Gleisi afirma que sua gestão priorizará alianças para 2026

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

A nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou que sua principal missão no cargo será consolidar alianças políticas para 2026. Em entrevista ao g1, nesta quarta-feira (5), ela disse que fará “tudo o que for possível” para garantir a reeleição de Lula.

Gleisi afastou possíveis conflitos com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacando que sua atuação será voltada para a articulação política. O mercado, no entanto, vê com preocupação sua influência sobre pautas econômicas sensíveis.

Além de negociar com o Congresso, Gleisi terá papel estratégico na campanha de Lula à reeleição. A petista foi uma das principais coordenadoras da campanha de 2022 e agora reforça sua posição no núcleo político do governo.

notícias relacionadas

Acordos anulados: réus do 8 de janeiro voltam a ser investigados por omitir participação nos atos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos 12 réus do 8 de janeiro que haviam fechado acordos com a Justiça para encerrar seus processos (ANPPs) tiveram os tratos rescindidos após a Polícia Federal apontar que participaram ativamente da invasão às sedes dos Três Poderes — algo que não constava ou foi omitido nas confissões.

Os novos elementos, como vídeos feitos pelos próprios réus, foram usados pela PGR para justificar a anulação dos acordos, aceitos pelo ministro Alexandre de Moraes.

Lula intensifica agenda no Japão e mira comércio com Mercosul

Foto: Ricardo Stuckert / PR

No terceiro dia de viagem ao Japão, o presidente Lula será recebido pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, com quem deve assinar acordos e falar à imprensa. A agenda inclui ainda jantar oficial com ministros brasileiros e autoridades japonesas.

A visita, que marca o retorno de Lula a compromissos internacionais após pausa médica em 2024, tem como foco ampliar as relações comerciais, discutir clima e multilateralismo e retomar as negociações para um acordo entre o Mercosul e o Japão.

PF deve assumir comando do Coaf com Ricardo Saadi

foto: Gov/br

O diretor da PF Ricardo Saadi é o favorito para assumir a presidência do Coaf, órgão de inteligência financeira ligado ao Banco Central. A escolha tem apoio do diretor da PF, Andrei Rodrigues, e agrada outras autoridades, como o ministro da CGU.

Saadi tem forte atuação no combate a crimes financeiros e já integrou o Coaf. A troca deve ocorrer nos próximos dias, com a saída de Ricardo Liáo, que deseja deixar o cargo.

Bolsonaro valoriza fala de Fux durante julgamento no STF

foto: Carlos Moura/SCO/STF

Durante o julgamento que pode torná-lo réu por tentativa de golpe, Jair Bolsonaro destacou positivamente as falas do ministro Luiz Fux, que abriram divergência em dois pontos sensíveis para sua defesa.

O ex-presidente elogiou, em conversas com aliados do PL, a sugestão de Fux de que o caso fosse julgado pelo plenário do Supremo — e não pela Primeira Turma. Também chamou atenção sua reserva quanto à delação de Mauro Cid, que Fux afirmou avaliar “com cautela”, por ter várias versões.