IBGE realiza primeiro mapeamento aéreo com drone entre Minas e Bahia | Vero Notícias IBGE realiza primeiro mapeamento aéreo com drone
pesquisa
 | 
menu

IBGE realiza primeiro mapeamento aéreo com drone entre Minas e Bahia

Foto: Reprodução/GLGC

O IBGE concluiu, entre 3 e 15 de fevereiro de 2025, o primeiro mapeamento externo utilizando drones para esclarecer a divisa entre Minas Gerais e Bahia. O levantamento cobriu 9,3 km², com quase 6.000 fotos, e envolveu 3h45min de voo.

A medida faz parte das estratégias do IBGE para acelerar o mapeamento de limites territoriais, utilizando drones para garantir maior precisão e rapidez. O trabalho também apoia a Ação Cível Ordinária 3.609 no Supremo Tribunal Federal.

O uso de drones é uma inovação nas atividades do IBGE, que já emprega essa tecnologia em diversas áreas, como agricultura e monitoramento ambiental.

notícias relacionadas

Senado ouvirá Mauro Vieira sobre tarifas dos EUA a produtos brasileiros

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Comissão de Relações Exteriores do Senado realizará na próxima quinta-feira (20) uma sessão para ouvir o chanceler Mauro Vieira sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos a importações como aço e alumínio, que impactam setores no Brasil.

Segundo interlocutores do presidente da comissão, Nelsinho Trad (PSD-MS), o objetivo não é criticar a atuação do Ministério das Relações Exteriores, mas buscar soluções conjuntas entre o governo federal e o Congresso.

Governo abre edital com 2,2 mil vagas para o Mais Médicos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (17) um novo edital para o programa Mais Médicos, com 2,2 mil vagas para atendimento e reposição de profissionais em municípios já participantes.

Inicialmente, gestores municipais devem confirmar a necessidade de médicos antes da abertura das inscrições. Os profissionais selecionados devem assumir os postos a partir de maio. Pela primeira vez, haverá um cadastro reserva para reposição imediata de vagas.

Governo pede ao Congresso flexibilidade para financiar Comitê do IBS

Foto: Gervásio Baptista/Agência Brasil

O governo federal solicitou ao Congresso autorização para definir posteriormente a origem dos recursos que financiarão o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e outras despesas previstas no Orçamento de 2025. O pedido foi encaminhado pelo Ministério do Planejamento na sexta-feira (14).

O documento propõe ajustes que permitam suplementações futuras para custear o comitê do IBS, transferências ao Fundo de Compensação do ICMS, aportes em bancos internacionais e o programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio.

Abraji repudia publicações de Eduardo Bolsonaro contra jornalista

Foto: Reprodução/YouTube

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou nesta segunda-feira (17) uma nota em repúdio às postagens do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra o jornalista Guilherme Amado. A entidade classificou as declarações como intimidação.

Na última quinta-feira (13), Eduardo Bolsonaro afirmou no X que mencionou Amado em uma reunião na Casa Branca e que o jornalista “tem razão de ficar com medo”. A fala foi em resposta a uma reportagem do jornalista sobre uma transmissão ao vivo feita pelo deputado nos EUA.